Topo

Esse conteúdo é antigo

Santa Catarina libera retomada de trabalho de profissionais autônomos

20.mar.2020 - Coletiva de imprensa com Governador de Santa Catarina Carlos Moisés - Mauricio Vieira / Secom
20.mar.2020 - Coletiva de imprensa com Governador de Santa Catarina Carlos Moisés Imagem: Mauricio Vieira / Secom

Do UOL, em São Paulo

06/04/2020 11h29

Santa Catarina liberou a retomada do trabalho de profissionais autônomos em todo o estado a partir de hoje. O anúncio da nova medida em meio à pandemia do novo coronavírus foi feito pelo governador Carlos Moisés na tarde de ontem. As novas regras já foram publicadas no Diário Oficial do Estado.

"Essa atitude foi tomada de uma forma muito responsável. O Núcleo Econômico do Governo escutou as entidades empresariais para essa liberação, e o regramento foi realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, obedecendo a critérios técnicos", afirmou o governador.

A medida inclui médicos, veterinários, fisioterapeutas, odontólogos, biomédicos, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos, cabeleireiros e barbeiros, manicures, pedicures e depiladores, massagistas e podólogos.

A flexibilização de trabalho também chega a profissionais autônomos de áreas gerais, como advogados, contadores, administradores, jardineiros, cozinheiros, limpadores de piscina, faxineiros, empregados domésticos, encanadores, entre outros.

Os profissionais contemplados pela nova regra precisarão respeitar as recomendações de distanciamento social, com atendimentos individualizados, sem aglomeração de pessoas nas salas de espera, com a correta higienização dos ambientes e o uso de equipamentos de proteção individual.

Até ontem, Santa Catarina registrava 379 casos confirmados de covid-19 e dez mortes por causa da doença causada pelo novo coronavírus.