Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeito usa máscara para limpar celular em live sobre prevenção à covid-19

Abinoan Santiago

Colaboração para o UOL, em Ponta Grossa

15/04/2020 23h19

Em uma transmissão ao vivo pelo Facebook, o prefeito de Arapongas (PR), Sérgio Onofre (PSC), retirou a máscara de proteção e limpou os seus dois celulares que estavam em cima da mesa onde foi entrevistado ontem pela líder da juventude do partido, Gabriella Ricci. A cena aconteceu antes de comentar sobre as medidas de combate e prevenção ao novo coronavírus na cidade, que fica a 381 quilômetros de Curitiba.

A atitude do prefeito, não recomendada por especialistas, repercutiu na transmissão ao vivo entre os que estavam acompanhando.
"Belo exemplo, prefeito. A máscara é para usar ou é para fazer limpeza nos celulares. E por falar nisso, por que vocês não estão usando máscaras?", questionou um internauta. "Gostei da limpeza no celular com a máscara. Deve ter higienizado bem", ironizou outro que também assistia.

Além de limpar os celulares com a máscara, o prefeito ainda permaneceu com ela na mão ao longo de toda a entrevista que durou pouco mais de uma hora.

O prefeito de Arapongas, cidade com uma morte e nove casos oficiais do novo coronavírus, não seguiu o que orienta especialistas tanto para o descarte das máscaras quanto para a limpeza do celular em tempos de pandemia.

Após o uso, a máscara é considerada um lixo hospitalar. Diante disso, o ideal seria não tocar na parte da frente e coloca-la em um saco plástico, a depositando em uma lixeira fechada seguido da higienização das mãos.

Já sobre a limpeza do celular em meio à pandemia, o recomendável é usar dois panos, sendo um seco e outro úmido, com álcool 70% ou álcool em gel, para eliminar eventuais microrganismos no aparelho.

"O que eu fiz de errado?", questiona prefeito

Apesar da cena, o prefeito Sérgio Onofre alega que não fez nada de errado. Ele diz que o questionamento sobre o uso da máscara para limpar o celular é feito por integrantes da oposição. O político ainda afirma que não utilizou a máscara no rosto novamente.

"Essa máscara que eu estava tem uma durabilidade de quatro horas. Depois desse tempo, temos que jogar fora, tanto que quando cheguei para dar entrevista, eu a retirei e não usei mais porque não poderia. Eu estava fazendo a live com ela na mão e não usando, mas a oposição tem tempo e pega apenas essa parte e joga como se isso fosse dar um grande desgaste", comentou.

Onofre afirmou que não deu mau exemplo para população, pois está elaborando um projeto para distribuir máscaras na cidade.
"O que eu fiz de errado? Estou dando um mau exemplo para os outros? Não estou mandado ninguém usar a máscara para limpar o celular, estou falando para o pessoal utilizar a máscara, tanto é que estamos com um projeto de comprar para todas as pessoas que precisam. Quero parabenizar todas que estão usando no comércio", acrescentou.