Topo

Esse conteúdo é antigo

Shopping de Blumenau tem aglomeração em reabertura ao som de saxofone

Do UOL, em São Paulo

22/04/2020 18h06

O shopping Neumarkt, em Blumenau, teve aglomeração em sua reabertura hoje após o governo de Santa Catarina autorizar, a partir desta quarta-feira, o funcionamento de centros comerciais no estado.

Em vídeo publicado no Twitter, é possível ver as pessoas chegando ao shopping com máscaras no rosto enquanto um saxofonista toca a música "Have You Ever Seen the Rain".

As imagens mostram as pessoas com menos de 1,5 metro de distância entre elas. Idosos e crianças aparecem na reabertura do shopping. Além disso, funcionários batem palmas no ritmo da música dando as boas-vindas aos clientes.

Em nota, a Almeida Junior, que detém seis shopping centers em Santa Catarina, entre eles o Neumarkt, anunciou a abertura dos centros comerciais com medidas de segurança.

"Os funcionários e lojistas receberão máscaras de algodão e será disponibilizado álcool em gel em vários pontos dos shoppings. As mesas da praça de alimentação serão intercaladas - uma ocupada e outra vazia para evitar aglomeração. Os lojistas também foram orientados a seguir todas as recomendações para atender os clientes com segurança: usar sempre a máscara, disponibilizar álcool em gel, limitar o número de pessoas na loja sempre respeitando a distância mínima de 1,5 metro", diz o comunicado.

Na última segunda-feira, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), anunciou a liberação de uma série de atividades comerciais e religiosas como medida de afrouxamento à pandemia do novo coronavírus.

Desde ontem, templos e igrejas estão permitidos a receber fiéis. Já hoje, passou a ser autorizada a reabertura de shopping centers, centros comerciais, galerias, restaurantes e academias.

Em março, diferentes cidades de Santa Catarina chegaram a registrar carreatas e buzinaços em favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e para comemorar a então retomada parcial do comércio e de atividades não essenciais no estado. Por outro lado, uma hashtag chegou a ser criada, # SCNãoQuerMorrer, quando a reabertura do comércio estava prevista para o início de abril.

De acordo com os números divulgados pelo Ministério da Saúde, Santa Catarina soma até o momento 1091 casos confirmados de covid-19, com 37 mortes.