Topo

Esse conteúdo é antigo

Corpo da menina Isis Helena é encontrado enterrado às margens de rio

Local onde o corpo da menina Isis Helena foi encontrado - Arquivo pessoal
Local onde o corpo da menina Isis Helena foi encontrado Imagem: Arquivo pessoal

Felipe de Souza

Colaboração para o UOL, em Campinas

29/04/2020 12h42

A Polícia Civil de Mogi Guaçu (SP) encontrou na manhã de hoje o corpo de Isis Helena, que tinha 1 ano e 10 meses quando desapareceu em Itapira (SP), no começo de março. A perícia agora vai fazer uma autópsia para tentar determinar o que causou a morte de Isis Helena.

A mãe da menina, Jennifer Natália Pedro, está presa desde o dia 17. Ela foi indiciada por homicídio doloso (quando há intenção de matar), ocultação de cadáver e falsa comunicação de crime. A polícia acredita que ela tenha sido negligente com Isis Helena, enquanto Jennifer alega que a morte teria sido um "acidente".

O delegado seccional de Mogi Guaçu, José Antônio Carlos de Souza, explicou que Jennifer tirou as roupas da garota, que usava uma fralda um body rosa, e as jogou no rio para dar a impressão a quem eventualmente encontrasse os objetos que não tivessem mais esperanças de localizar o corpo.

"Como o local onde foi o enterro fica à beira do rio, a umidade e o terreno argiloso ajudaram a manter o corpo de Isis Helena praticamente intacto. Isso facilita o trabalho da autópsia", disse.

A polícia não acredita que outras pessoas tenham envolvimento no caso. Jennifer disse ao delegado que atuou sozinha e que teria usado uma pá de pedreiro para abrir o buraco.

"Ela garante que a morte foi um acidente, que não teria percebido que Isis se engasgou com o leite que deu na mamadeira. Apenas o laudo da perícia vai poder comprovar isso que ela disse", salientou o delegado. O resultado da perícia está previsto para 30 dias, mas pode ser liberado antes devido a comoção que o caso gerou.

Entenda o caso

Isis Helena sumiu no dia 2 de março. Em seu primeiro depoimento, Jennifer disse que tinha ido deixar outro filho em uma creche, enquanto Isis estava em casa com o avô - que a família suspeitava ter Alzheimer. Quando voltou para casa, a garota teria sumido.

Depois, mudou a versão. Segundo o delegado seccional de Mogi Guaçu, José Antonio Carlos de Souza, Jennifer confessou que no dia anterior ao desaparecimento tinha dado para a filha um remédio para febre e uma mamadeira com leite. Quando acordou, Jennifer disse que Isis já estava morta. Com medo de possíveis represálias, já que foi denunciada por maus tratos anteriormente, resolveu se livrar do corpo.

Neste depoimento, Jennifer disse que jogou o cadáver da filha no rio, e levou os policiais até o local. Uma busca foi feita, mas o cadá ver não foi encontrado. Ontem, segundo a polícia, ela deu uma nova versão dos fatos, afirmando que tinha enterrado o corpo de Isis Helena.

Desde o dia da confissão de que sumiu com a filha, a jovem está sem advogado de defesa. Um defensor público deve ser nomeado, mas isso ainda não aconteceu.