Topo

Esse conteúdo é antigo

Navio MSC Seaview tem 80 tripulantes infectados com coronavírus em Santos

Divulgação
Imagem: Divulgação

Gabriel Oliveira

Colaboração para o UOL, em Santos

04/05/2020 20h33

O transatlântico MSC Seaview, em quarentena no porto de Santos, no litoral de São Paulo, está com surto do novo coronavírus a bordo. São 80 tripulantes diagnosticados com a covid-19 e outros 30 esperando os resultados de exames, segundo informou hoje a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Maior navio da temporada brasileira de transatlânticos, o MSC Seaview entrou em quarentena em 30 de abril, quando dez tripulantes testaram positivo para o novo coronavírus. A embarcação está parada no porto de Santos desde 19 de março, quando encerrou o último cruzeiro.

Hoje, a Anvisa informou que o número de infectados chegou a 80. Os resultados de outros 30 exames ainda estão pendentes.

No total, o MSC Seaview conta com 615 tripulantes embarcados. Todos fizeram testes rápidos, por iniciativa da empresa responsável pelo navio.

De acordo com a Anvisa, a quarentena irá até pelo menos o próximo dia 14. Caso surjam outros casos, o período de isolamento pode ser estendido. A Anvisa orientou a MSC Cruzeiros a realizar os exames PCR, mais confiáveis do que os testes rápidos, em toda a tripulação.

Em nota, a MSC Cruzeiros declarou que, desde que desembarcou os passageiros da última viagem, os tripulantes do MSC Seaview ficaram em isolamento preventivo em cabines individuais, esperando a possibilidade de retorno para suas casas.

A empresa explicou que, ao preparar a saída dos membros da tripulação, começou a testar todos que estão a bordo.

"Um pequeno número de tripulantes inesperadamente testou positivo, apesar das rigorosas medidas adotadas nas últimas seis semanas e, por precaução, testaremos de forma imediata novamente todos eles", disse a MSC Cruzeiros, informando ainda que os trabalhadores continuarão isolados em cabines individuais com varanda.

O MSC Seaview tem capacidade para 5,3 mil passageiros e 1,4 mil tripulantes.

Outros navios em quarentena

Outro transatlântico da mesma companhia, o MSC Musica também ficou em quarentena após um tripulante testar positivo para covid-19 ao ser atendido em um hospital para tratar de anemia. O período de isolamento termina hoje e, se não houver novos casos, o navio estará liberado a partir de amanhã.

A MSC Cruzeiros informou que não há mais casos confirmados neste navio e que irá iniciar o processo de desembarque na quarta-feira (6), para que os 296 tripulantes hoje a bordo possam voltar para casa.

No porto de Santos há outro navio em quarentena, o cargueiro Bárbara. A Anvisa colocou a embarcação em isolamento na última sexta-feira (1º), depois de dois tripulantes terem o diagnóstico da doença em testes rápidos.

O transatlântico Costa Fascinosa, que também teve surto a bordo e registrou mortes de três tripulantes por covid-19, está liberado da quarentena desde o dia 27 de abril. Os trabalhadores do navio vêm desembarcando aos poucos nos últimos dias.

Santos tem 716 casos confirmados do novo coronavírus entre moradores, conforme o mais recente boletim da Secretaria Municipal de Saúde. Há 58 óbitos confirmados