Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeito de Fortaleza faz videoconferência com diretor-geral da OMS

08/04/2020 -Coronavírus: Pessoas utilizam máscaras de proteção na rua em Fortaleza (CE) - RONALDO OLIVEIRA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO
08/04/2020 -Coronavírus: Pessoas utilizam máscaras de proteção na rua em Fortaleza (CE) Imagem: RONALDO OLIVEIRA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

08/05/2020 12h23

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, fez ontem uma videoconferência com a participação do diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus, para discutir ações de combate à pandemia do novo coronavírus.

A conversa foi promovida pelo Instituto Brasil Africa e teve como tema a "Cooperação Internacional em Meio à Epidemia - Soluções Conjuntas para a Saúde Pública".

Em sua fala, Roberto Cláudio falou sobre a importância da manutenção do diálogo entre os diversos setores, como fonte de respostas às necessidades públicas.

"Criamos um comitê com diversas organizações, e lá estão entidades privadas. Sabemos que o isolamento social traz problemas também econômicos e sociais. É importante que as entidades privadas participem para compreenderem a gravidade do momento e que se engajem para nos dar suporte e soluções", disse o prefeito.

Já o diretor-geral da OMS destacou que a "a pandemia colocou em evidência a importância da união nacional e da solidariedade global".

"Nenhum país, a despeito de tamanho ou recursos, pode gerenciar a covid-19 sozinho. Parcerias fortes são importantes para construir transparência entre as nações, governos e respostas financeiras. Essa luta vai permanecer conosco por um longo tempo. E nós temos que estar juntos para desenvolver e compartilhar as ferramentas para combater à covid-19", acrescentou Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Também participaram da videoconferência a assessora especial de política social do presidente da República da África do Sul, Olive Shisana, e o diretor do escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul, Jorge Chediek. A mediação do evento foi feita pelo presidente do Instituto Brasil Africa, João Bosco Monte.

De acordo com o último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, o estado do Ceará tem 13.888 casos confirmados da covid-19 e 903 mortes causadas pelo novo coronavírus. Ao todo, o Brasil acumula 135.106 casos e 9.146 óbitos.