Topo

Esse conteúdo é antigo

Doria quer isolamento acima de 55% para relaxar quarentena; taxa foi de 53%

Do UOL, em São Paulo

11/05/2020 14h03Atualizada em 11/05/2020 15h59

Em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes na tarde de hoje, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que uma flexibilização da quarentena diante da pandemia do coronavírus só será possível com uma taxa de isolamento social superior a 55% no estado.

Ontem, a taxa ficou em 53% ontem. O número foi de 6 pontos percentuais a menos do que no domingo anterior e inferior ao índice registrado em todos os finais de semana do mês passado.

"Se mantivermos a média de 55%, portanto dois pontos acima da média de ontem, nós poderemos flexibilizar [as medidas de isolamento social] a partir do término dessa quarentena, no dia 31 de maio. Portanto, flexibilização dependerá da adesão e participação do maior número possível de pessoas", declarou Doria.

A taxa de isolamento acima de 55%, no entanto, é apenas um dos critérios do governo para começar um relaxamento das medidas de isolamento no estado.

Presente na coletiva de hoje, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, afirmou que a flexibilização da quarentena depende também da queda no número de casos e mortes e da taxa de ocupação de leitos de UTI no estado.

"A taxa de isolamento acima de 55% é um critério muito importante que hoje infelizmente não estamos alcançando, a redução sustentada do número de novos casos por 14 dias, pelo menos, combinada com a taxa de ocupação de leitos de UTI sob controle com número inferior a 60%. Esses critérios têm sido adotados por diversos países do mundo [para flexibilizar a quarentena]", disse a secretária.

São Sebastião teve maior isolamento do estado

O município que teve o melhor índice ontem foi São Sebastião, com 68%. Araçatuba e Catanduva ficaram em último com apenas 45%.

No sábado, os índices também foram baixos em relação às semanas anteriores e ficou em 50%.

Nos finais de semana de abril, a menor taxa de isolamento social registrada para um domingo foi de 58%, o restante foi de 59%. Já nos sábados, a menor foi de 52%.