Topo

Esse conteúdo é antigo

Operação da PF prende cinco suspeitos de desvio de dinheiro público no PI

Allan Reis (à esquerda) e Albert Moura (centro), delegados da Polícia Federal, e Glauco Soares da CGU-PI (à direita) responsáveis pela "Operação Delivery" - Divulgação/PF-PI
Allan Reis (à esquerda) e Albert Moura (centro), delegados da Polícia Federal, e Glauco Soares da CGU-PI (à direita) responsáveis pela 'Operação Delivery' Imagem: Divulgação/PF-PI

Do UOL, em São Paulo

12/05/2020 10h56Atualizada em 12/05/2020 15h22

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje a Operação Delivery, que investiga desvios de recursos destinados à educação básica na cidade de União, no Piauí, a 59 km da capital Teresina.

Segundo nota divulgada pela PF, cinco pessoas foram presas, incluindo um vereador do município e o secretário de educação da cidade de União, e serão investigadas pelos crimes de corrupção, peculato e fraudes licitatórias. Nenhuma delas teve seu nome revelado.

A PF deu início a operação após a apreensão de quase R$ 380 mil em espécie feita pela Polícia Militar em um veículo alugado pela prefeitura. Dois servidores do executivo municipal estavam no carro e não souberam dizer a origem do dinheiro.

Segundo a Polícia Federal, a Secretaria de Educação de União teria adquirido uma quantidade de livros didáticos maior que o número de estudantes do município. Cerca de 2.224 alunos do 5º ao 9º série do ensino fundamental deveriam receber o material, no entanto, "na aquisição feita pela prefeitura municipal o quantitativo foi de 3.610 [alunos]", disse Glauco Soares, superintendente da CGU (Controladoria-Geral da União).

De acordo com a investigação, a prefeitura da cidade teria se utilizado de verbas do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) para contratar empresas de fachada com sede em Fortaleza, no Ceará, para adquirir os livros didáticos.

Segundo a nota da PF, uma análise da CGU, que está atuando ao lado dos agentes federais na operação, o desvio do dinheiro destinado à educação causou um prejuízo de, no mínimo, R$ 500 mil ao Fundeb.

Procurada pelo UOL, a Prefeitura de União disse que "lamenta o ocorrido e espera que todos os fatos sejam devidamente esclarecidos".

"O prefeito Paulo Henrique (PSD) orientou toda a sua equipe a se colocar a disposição das autoridades e se antecipar a prestar esclarecimentos sobre todos os demais atos licitatórios realizados no município", disse a prefeitura por meio de sua assessoria de comunicação.

Ainda segundo a nota, Marcone Martins, secretário de Educação de União na ocasião, foi exonerado "em virtude do mesmo ter se tornado o alvo principal de denúncias de desvio de recursos".