Topo

Esse conteúdo é antigo

No RJ, número de vítimas de acidentes de trânsito cai 40% após isolamento

Estado teve 1.379 acidentes com vítimas em março de 2020, contra 2.317 no mesmo período do ano passado - Filipe Frazao/Getty Images/iStockphoto
Estado teve 1.379 acidentes com vítimas em março de 2020, contra 2.317 no mesmo período do ano passado Imagem: Filipe Frazao/Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

13/05/2020 14h24

O Rio de Janeiro tem colhido bons resultados no trânsito durante as medidas de isolamento adotadas frente à pandemia do novo coronavírus. O governo do estado anunciou hoje que, durante o mês de março, houve uma queda de 40% no número de vítimas de acidentes de trânsito em relação ao mesmo período de 2019.

Em março do ano passado, o Rio registrou 2.317 acidentes com vítimas, contra 1.379 acidentes em março de 2020. No comparativo entre fevereiro e março de 2020, a queda foi de 33% — as autoridades fluminenses contabilizaram 2.044 vítimas de acidentes de tráfego no segundo mês do ano.

"O isolamento social diminui a movimentação nas ruas e é um dos fatores para a redução dos índices de acidentes. Além de centenas de vidas salvas no trânsito, esse cenário também contribuiu para desafogar hospitais e leitos de UTI tão importantes nesse momento", celebrou Marcello Braga Maia, presidente do Detran-RJ.

"Mas é importante lembrar que, mesmo com essa queda, devemos manter os cuidados no trânsito. Vamos levar esse aprendizado de autocuidado e coletividade para além da quarentena", acrescentou.

Durante o mês de maio, o Rio de Janeiro endossa a campanha Maio Amarelo, um movimento internacional de conscientização da sociedade para reduzir o número de mortes no trânsito. No Brasil, a campanha é coordenada pelo Denatran e pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. Em 2020, a campanha será apenas digital, diante das orientações o Ministério da Saúde no enfrentamento da covid-19.

Para Maia, é possível traçar um paralelo entre os cuidados no trânsito e com o novo coronavírus.

"A gente aprendeu que gestos simples como lavar as mãos ou usar álcool em gel e máscaras podem salvar nossas vidas. Queremos que a população perceba que pequenos gestos ao volante ou ao atravessar as ruas também podem diminuir consideravelmente o número de acidentes", comparou.