Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeito veta retomada do transporte público em Florianópolis: 'Muito cedo'

7.abr.2020 - O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (sem partido), publicou uma foto para incentivar o uso de máscara - Reprodução/Facebook
7.abr.2020 - O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (sem partido), publicou uma foto para incentivar o uso de máscara Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

13/05/2020 19h25Atualizada em 13/05/2020 19h43

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (sem partido), anunciou hoje que não permitirá a retomada do transporte público na cidade mesmo que o governo de Santa Catarina decida pela liberação. Segundo Loureiro, ainda é "muito cedo" para suspender a paralisação adotada para conter o avanço do novo coronavírus.

"Ainda não vencemos a guerra, longe disso", disse o prefeito em vídeo publicado nas redes sociais. "O governo do estado está sinalizando liberar o transporte coletivo em Santa Catarina na semana que vem. Caso realmente tome essa decisão, aqui em Florianópolis nós não iremos liberar."

Loureiro ainda afirmou que a decisão se baseia em análises técnicas e científicas feitas pela prefeitura, que reforçam que "ainda é muito cedo para isso".

"Estamos reabrindo o comércio aos poucos, com responsabilidade, analisando passo a passo. Mas 'liberar geral', só quando a pandemia estiver terminando, o que ainda não é o caso", reiterou.

Loureiro também informou que não liberará os treinos de futebol neste momento: "Sinto muito, mas não é hora para isso", disse.

Antes, o prefeito defendeu as medidas de distanciamento social, fornecendo dados que comprovam como elas têm funcionado. Segundo estimativas da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), disse Loureiro, Florianópolis poderia estar com mais de 2 mil casos e 48 mortes pela covid-19 se não fosse pela quarentena. Hoje, o município registra cerca de 500 casos e 7 mortes.