Topo

Esse conteúdo é antigo

BH terá 'fiscalização sanitária' em 18 pontos da cidade a partir de segunda

Ruas e avenidas de Belo Horizonte terão bloqueios para rastrear motoristas e passageiros - Guilherme Cambraia / EyeEm / Getty Images
Ruas e avenidas de Belo Horizonte terão bloqueios para rastrear motoristas e passageiros Imagem: Guilherme Cambraia / EyeEm / Getty Images

Do UOL, em São Paulo

15/05/2020 08h39

A prefeitura de Belo Horizonte informou, por meio de Decreto Oficial do Município publicado hoje, que vai instalar 18 "pontos de fiscalização sanitária" em ruas e avenidas da capital mineira.

A medida terá início na próxima segunda-feira (18) e tem como objetivo "evitar a propagação de infecção viral e preservar a saúde da população contra a doença provocada pelo coronavírus".

Segundo o texto, os agentes públicos que estarão nas "barreiras" poderão parar veículos, exigindo que os motoristas e passageiros realizem o "rastreamento clínico", como a medição da temperatura corporal, por exemplo.

Se uma pessoa apresentar suspeita de infecção por coronavírus, a prefeitura diz que os agentes poderão encaminhar os examinados para unidades de saúde locais. Tanto o rastreamento quanto o encaminhamento ficam sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde.

O texto assinado pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) traz ainda dois casos de exceção. "Não será solicitada a parada de veículos oficiais do Poder Público em serviço e de ambulâncias transportando pacientes e profissionais de saúde."

O decreto tem caráter excepcional e não especifica por quanto tempo as abordagens serão realizadas.

A instalação das barreiras se dará nestes endereços:

  1. Avenida Amazonas
  2. Avenida Presidente Juscelino Kubitschek
  3. Avenida Braúnas
  4. Avenida Professor Clóvis Salgado
  5. Avenida Abílio Machado
  6. Avenida Antônio Francisco Lisboa
  7. Rua Francisco Adolfo Viana
  8. Rua Júlio Mesquita
  9. Avenida Civilização
  10. Avenida Dom Pedro I
  11. Avenida Cristiano Machado
  12. Avenida Vereador Cícero Idelfonso
  13. Avenida José Cândido da Silveira
  14. Avenida dos Andradas
  15. Rua Jornalista Djalma Andrade
  16. Avenida Raja Gabaglia
  17. Avenida Nossa Senhora do Carmo
  18. Rua Haiti