Topo

Esse conteúdo é antigo

Flávio Dino deve iniciar reabertura do comércio no MA até semana que vem

O governador do Maranhão, Flávio Dino, diz que Bolsonaro "estimula ciclos de violência" - Valter Campanato/Agência Brasil
O governador do Maranhão, Flávio Dino, diz que Bolsonaro 'estimula ciclos de violência' Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

19/05/2020 07h54

O governador do Maranhão Flávio Dino (PcdoB) disse que pode autorizar a reabertura do comércio na região metropolitana de São Luís até a semana que vem. Os estabelecimentos estão fechados como parte dos esforços para conter as transmissões do novo coronavírus.

A afirmação foi feita na noite de ontem, em entrevista ao canal local TV Mirante. Segundo o governador, ele publicará um decreto amanhã com todas as diretrizes da medida.

"Vamos manter medidas de caráter geral, ou seja, haverá regras sanitárias em todo o estado. Haverá possibilidade de flexibilização por segmento econômico e por região. É o início de um processo de abertura do setor de comércio e serviços. Provavelmente no dia 25 já teremos alguns segmentos que voltarão a funcionar e a cada semana outro segmento", afirmou.

O estado aplicou o lockdown a algumas cidades — São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa — e encerrou o processo no último domingo. Alguns estabelecimentos essenciais foram reabertos.

Segundo Dino, agora o estado começa a observar uma redução nos casos registrados na capital e um aumento dos casos positivos no interior.

O governador abordou ainda o uso da cloroquina nos pacientes diagnosticados com o vírus. Dino declarou não entender o "uso político" da discussão já que o medicamento está disponível e é usado nos pacientes de acordo com a prescrição médica.

"A politização é estranha, pois não é o governador, infelizmente eu não sou médico, quem decide que remédio o médica vai dar para cada paciente. Então nós respeitamos a autonomia técnica do médico", afirmou.

Ontem o estado do Maranhão registrou 960 novos casos positivos da covid-19. De acordo com a última atualização da Secretaria Estadual de Saúde, são 14.198 casos confirmados, 2.998 recuperados e 604 mortes em decorrência do novo coronavírus.