Topo

Feriado começa hoje em São Paulo; veja o que abre e o que fecha

Objetivo da antecipação de feriados é fazer com que as pessoas não saiam às ruas - DANILO M YOSHIOKA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Objetivo da antecipação de feriados é fazer com que as pessoas não saiam às ruas Imagem: DANILO M YOSHIOKA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

20/05/2020 04h00

Começa hoje a antecipação de dois feriados na cidade de São Paulo, determinada pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) com o objetivo de aumentar o índice de isolamento social, no combate à pandemia da covid-19. Foram antecipados os feriados de Corpus Christi (11 de junho) e Consciência Negra (20 de novembro).

Na sexta-feira (22) está decretado ponto facultativo na capital, com exceção dos serviços funerários, atendimento de saúde, segurança pública e assistência social.

O chamado "feriadão" pode se estender até segunda-feira (25), já que o governador João Doria planeja antecipar o feriado estadual da Revolução Constitucionalista (9 de julho).

Saiba o que abre e o que fecha e como serão os próximos dias na capital paulista:

Supermercados

Os supermercados são reconhecidos desde 2017 como serviço essencial, portanto não serão afetados pelos feriados.

Os mercados municipais também continuam operando, mas em horários diferenciados.

Feiras

As feiras livres vão funcionar normalmente durante todos os dias

Comércio

Os comércios não essenciais estão fechados devido à quarentena na cidade.

Correios

Parte das agências dos Correios não funciona hoje e amanhã na cidade de São Paulo.

Na sexta-feira (22), todas as agências abrem normalmente. No feriado, o serviço de distribuição de cartas e encomendas será mantido.

Farmácias

Por ser um estabelecimento de Saúde, as farmácias funcionam normalmente.

Bancos

Os bancos mantêm as atividades hoje e amanhã, com equipes reduzidas e horários restritos de funcionamento das 10h às 14h, devido à pandemia.

As datas de vencimento de contas de concessionárias e cobrança nos dias 20 e 21 não sofreram alteração.

Caixa Econômica

As agências da Caixa Econômica Federal mantêm o funcionamento em todo o estado de São Paulo, das 8h às 14h, para atendimento do Auxílio Emergencial, conforme calendário divulgado.

No sábado também haverá abertura de unidades.

Rodízio

O rodízio de veículos, que voltou ao modo tradicional nesta semana na capital, está suspenso da quarta-feira (20) até sexta (22).

Ônibus

Entre quarta e domingo, serão disponibilizados 5.991 veículos que atendem às 1.013 linhas da capital, inclusive as 150 noturnas.

O atendimento nos postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes também permanecem em operação, das 6h às 22h.

Poupatempo

As unidades do Poupatempo seguem fechadas devido à prorrogação da quarentena no estado.

Lazer e esporte

Todos os parques e centros esportivos públicos da capital permanecem fechados durante o feriado para evitar aglomerações.

Aulas

As aulas a distância estão suspensas até domingo. Se também for aprovada a antecipação do feriado da Revolução Constitucionalista para a segunda-feira (25), elas serão retomadas apenas na terça.

Ecopontos

Nos domingos e feriados as unidades funcionam das 6h às 18h.

Hospitais veterinários

Os hospitais veterinários das zonas Norte e Leste ficam fechados hoje e amanhã. Na sexta (22), funcionam normalmente.

Aumentar isolamento

A intenção com o "feriadão" é aumentar o índice de isolamento na capital paulista, que tem ficado acima de 50% somente nos fins de semana e feriados.

"Precisamos melhorar o isolamento. Estamos ficando sem alternativas", declarou o prefeito Bruno Covas. Ele reforçou que a taxa de ocupação dos leitos públicos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) chegou a 90% na capital.

Segundo o prefeito, a medida é para evitar a aplicação do lockdown, que é o bloqueio completo.

De acordo com o secretário de Saúde da capital, Edson Aparecido, a expectativa é de que o isolamento chegue a 70%.