Topo

Esse conteúdo é antigo

STF acata pedido do MP e academias voltam a fechar em Goiás

Academias goianas podiam funcionar há uma semana com restrições de lotação - iStock
Academias goianas podiam funcionar há uma semana com restrições de lotação Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

28/05/2020 09h14

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu aceitar ontem um pedido do Ministério Público (MP) de Goiás para que seja novamente proibido o funcionamento de academias no estado. A atividade havia sido liberada com restrições há uma semana em território goiano, seguindo a inclusão das academias na lista de atividades essenciais pelo governo federal.

A determinação do STF foi justificada pela falta de embasamento científico para a abertura e também por representar um risco à saúde dos cidadãos goianos. A decisão foi proferida na corte pelo ministro Luiz Fux.

O texto da decisão aponta que a "grave crise sanitária" pela pandemia do coronavírus exige "a tomada de medidas coordenadas, não se podendo privilegiar determinado segmento da atividade econômica em detrimento de outro".

O processo também prevê prejuízo ao planejamento estadual no combate à epidemia, já que a abertura das academias em Goiás "não parece dotada de interesse nacional".

As academias haviam sido fechadas no estado em 19 de abril. No último dia 21, elas puderam voltar a funcionar, mas com apenas 30% da capacidade máxima de lotação.