Topo

Esse conteúdo é antigo

RJ anuncia retomada gradual de transporte intermunicipal a partir de amanhã

Ônibus intermunicipais do Rio de Janeiro - Divulgação
Ônibus intermunicipais do Rio de Janeiro Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

05/06/2020 17h35

O transporte intermunicipal de passageiros no Rio de Janeiro começará a ser gradualmente retomado a partir de amanhã. A decisão foi anunciada hoje pelo governo fluminense e publicada em decreto em edição extra do Diário Oficial do Estado.

A ideia da medida é atender a demandas sociais e econômicas diante da flexibilização progressiva promovida por diversos municípios das medidas de isolamento social, adotadas como combate à pandemia do novo coronavírus.

A partir do fim de semana, linhas rodoviárias e vans intermunicipais voltarão a operar, com exceção das cidades de Barra Mansa, Pinheiral e Volta Redonda. Nos três municípios, o transporte coletivo está mantido, mas ônibus intermunicipais, ônibus fretados e vans nas conexões com outras cidades seguem restritos.

Segundo o decreto, fica proibido o transporte de passageiros em pé, de maneira a evitar superlotação do transporte público. O Governo do Rio determinou que as seguintes linhas devem operar com ocupação limitada ao número de assentos dos veículos:

  • que fazem a ligação entre os municípios da região metropolitana
  • que fazem ligação entre os municípios do interior do estado
  • as de transporte complementar, em qualquer região

As linhas que ligam o interior e a região metropolitana devem operar com no máximo 50% dos assentos ocupados, em caso de veículos rodoviários, ou apenas com passageiros sentados, em caso de veículos urbanos.

Outros modais

Também a partir da amanhã, está suspenso o controle de acesso de passageiros em todas as estações de metrôs e trens. Nestes casos, a disponibilidade de lugares ficará restrita a 50% da lotação. O ramal Guapimirim do sistema ferroviário continua suspenso.

Nas barcas, as viagens serão realizadas com o número de passageiros equivalente ao de assentos existentes na embarcação utilizadas. As estações hidroviárias de Charitas e Cocotá continuarão temporariamente fechadas.

A linha Arariboia tem intervalos de pelo menos 30 minutos na operação durante os horários de pico (das 5h30 às 9h e das 16h às 18h) nos dias úteis, e com uma hora nos demais horários. Nos sábados, domingos e feriados, o intervalo é de uma hora.

A linha de Paquetá, por sua vez, segue operando com intervalos de até três horas em todos os horários.

Medidas de higiene

Até as 17h30 de hoje, o Governo do Rio de Janeiro já havia contabilizado 63.066 casos do vírus desde o início da pandemia, com 47.091 pacientes recuperados e 6.473 óbitos decorrentes da covid-19.

O Governo do RJ pede que, se houver possibilidade e segurança, os trajetos sejam realizados com janelas abertas para que haja circulação de ar em ônibus, barcas, trens e no transporte complementar.

Em transportes individuais e coletivos do RJ, segue obrigatório o uso de máscaras. As concessionárias, por sua vez, devem disponibilizar álcool em gel ou produtos sanitários com eficácia semelhante em todas as estações de trem, metrôs e barcas, assom como em ônibus do estado.