Topo

Esse conteúdo é antigo

São Paulo: Ônibus circularão com capacidade máxima de passageiros sentados

O secretário de Mobilidade e Transportes da cidade de São Paulo, Edson Caram - Reprodução/TV Globo
O secretário de Mobilidade e Transportes da cidade de São Paulo, Edson Caram Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

05/06/2020 07h42Atualizada em 05/06/2020 13h59

O secretário de Mobilidade e Transportes da cidade de São Paulo, Edson Caram, disse hoje que os ônibus circularão com capacidade máxima de passageiros sentados a partir de amanhã para manter o distanciamento social com a reabertura de algumas atividades comerciais.

"Isso está sendo colocando no protocolo que estamos criando hoje para publicar no portal hoje para a partir de amanhã isso começar a funcionar. Vai ser obrigação", afirmou em entrevista ao Bom Dia São Paulo, da TV Globo.

Segundo o secretário, ônibus estão sendo preparados para sair vazios dos terminais para atender passageiros que não consigam pegar a condução anterior porque ela já havia atingido sua capacidade de passageiros sentados.

"Importante a população entender é que se um ônibus que ela está esperando passar no ponto e não parar, logo virá um ônibus com condições de recolhê-la para levá-la ao seu trabalho", explicou.

Caram ressaltou a importância de um escalonamento dos horários do comércio para que todas as pessoas não sejam colocadas no sistema de transporte ao mesmo tempo.

O secretário de Transportes Metropolitanos do estado, Alexandre Baldy, disse que também tem solicitado escalonamento do horário de entrada e saída para estender o horário de pico. "Vamos aumentar a frota de acordo com a necessidade. Podemos chegar a 100% absolutamente", afirmou à emissora.

Concessionárias e escritórios autorizados

Para que pudessem retomar o atendimento ao público a partir de hoje, concessionárias e escritórios tiveram que apresentar propostas de funcionamento e passar pela aprovação da vigilância sanitária. Concessionárias quanto escritórios estarão liberados para atendimento ao público seguindo algumas regras:

  • Funcionamento de até quatro horas (fora dos horários de pico)
  • Espaçamento de 1,5 metro entre as pessoas
  • Demarcações e barreiras físicas
  • Estímulo ao teletrabalho e home office, principalmente para mães que com filhos pequenos e para pessoas de grupo de risco
  • Disponibilizar álcool gel, água e sabão
  • Uso obrigatório de máscaras
  • Medição de temperatura
  • Auxílio à testagem

Esses setores já tinham autorização para funcionar durante a quarentena, porém a portas fechadas. A partir de agora, poderão voltar a receber o público restrito a 20% da capacidade, durante 4 horas por dia. O expediente interno pode acontecer durante todo o dia, mas o atendimento deve respeitar esse horário limitado. A abertura para o público não pode acontecer entre 7h e 10h e o fechamento, entre 17h e 20h.