Topo

Esse conteúdo é antigo

Goiânia fecha 239 estabelecimentos por descumprirem decretos na pandemia

Agentes municipais fiscalizam estabelecimento em Goiânia - Divulgação/Prefeitura de Goiânia
Agentes municipais fiscalizam estabelecimento em Goiânia Imagem: Divulgação/Prefeitura de Goiânia

Do UOL, em São Paulo

11/06/2020 10h59Atualizada em 11/06/2020 12h07

A Prefeitura de Goiânia fechou 239 estabelecimentos que abriram sem autorização e estavam descumprindo protocolos estabelecidos em decretos municipais e estaduais para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

Em balanço divulgado ontem, o município informou que outras 71 salas comerciais foram fechadas por descumprimento ao escalonamento de horário de abertura.

De 30 e abril a 8 de junho, a prefeitura disse ter fiscalizado 6.044 empresas. Foram registradas 1.519 notificações por descumprimento dos protocolos de segurança para funcionamento, como norma de distanciamento social e capacidade de atendimento, uso de máscara, disponibilidade de álcool gel, e outros. Ao todo, foram aplicados 30 autos de infração.

Do total de empresas fiscalizadas, 4.206 não apresentaram nenhuma irregularidade.

Bairros com mais casos têm mais estabelecimentos fechados

O balanço aponta que os bairros Bueno e Jardim América tiveram o maior número de estabelecimentos fechados por descumprimento das normas dos decretos, com 55 e 65 fechamentos, respectivamente.

Esses bairros estão entre os quatro com maior número de casos da covid-19 em Goiânia, sendo o setor Bueno o primeiro colocado com 170 confirmações. O Jardim América é o quarto com mais casos, com 73 confirmações.

As fiscalizações mobilizam mais de cem auditores fiscais e têm participação de vários órgãos municipais e estaduais como: Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Agência Municipal de Meio Ambiente e além de agentes da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.