Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo reabre quatro parques nacionais para visitação no RS, PR e DF

Parque Nacional do Iguaçu (PR) está aberto desde a última semana - Zig Koch/MTur
Parque Nacional do Iguaçu (PR) está aberto desde a última semana Imagem: Zig Koch/MTur

Do UOL, em São Paulo

16/06/2020 15h07

O governo federal, por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autorizou a reabertura de quatro parques nacionais que foram fechados devido à pandemia: Aparados da Serra e Serra Geral, no Rio Grande do Sul, o de Brasília e o de Foz do Iguaçu (PR).

Para receberem visitantes, os locais terão que cumprir medidas de proteção como uso de máscara facial e disponibilizar àlcool em gel 70%. A decisão é da semana passada.

Em Brasília, o Parque Nacional foi reaberto ontem com restrições de público limitado a 300 pessoas por dia — e respeitando o espaçamento mínimo de dois metros entre os visitantes. Pelos próximos 30 dias, a entrada no local será gratuita. No entanto, o uso das piscinas estará proibido. A expectativa é que em dois meses a visitação volte a receber o número regular de pessoas.

No Rio Grande do Sul e no Paraná, as unidades de conservação estão abertas desde a semana passada. O número de visitantes destes parques deverá ser reduzido até o limite de 40% de sua capacidade de público, também observando o distanciamento entre as pessoas. No caso dos parques do Sul do país, os ingressos deverão ser comprados online.

As atividades de visitação nos parques nacionais e demais unidades de conservação foram suspensas em março devido à pandemia do novo coronavírus.