Topo

Esse conteúdo é antigo

Fundação Casa afasta diretor após denúncia de jovem com covid em banheiro

Fundação Casa de São José do Rio Preto - Reprodução/Google Street View
Fundação Casa de São José do Rio Preto Imagem: Reprodução/Google Street View

Marcelo Casagrande

Colaboração para o UOL, em Araçatuba

17/06/2020 21h38

A Fundação Casa afastou na tarde de hoje o diretor da unidade de São José do Rio Preto (a 441 quilômetros de São Paulo), Ricardo Carvalho da Silva. A medida foi tomada após denúncia sobre um adolescente de 15 anos - que testou positivo para covid-19 - ter sido isolado em um banheiro desativado do centro socioeducativo.

A denúncia foi feita por meio da Defensoria Pública e, em seguida, a Corregedoria Geral instaurou uma sindicância interna. Algumas testemunhas começaram a ser ouvidas ontem. A Fundação reconheceu que o local em que o jovem estava não tinha condições adequadas.

"Todo adolescente que entra no sistema socioeducativo, tendo ou não sintomas de covid-19, é colocado em isolamento, em local provisório, recebendo orientações quanto à higienização, distanciamento e uso de máscaras. Protocolos de saúde usados pela Fundação visando evitar a disseminação entre os demais jovens e servidores", detalhou ao UOL a instituição.

Apreendido já com sintomas

O adolescente de 15 anos, que tem histórico de envolvimento com o tráfico de drogas, chegou à unidade no dia 4 de junho, após agredir a própria mãe. Ele apresentava sintomas da covid-19 e, por isso, foi submetido ao teste rápido que apontou o diagnóstico positivo.

O adolescente recebeu a liberação da Justiça para voltar para a casa da família, na cidade de Jales (a 586 quilômetros de São Paulo), somente no dia 13 de junho. A sindicância ainda não conseguiu precisar o tempo em que ele ficou em local inadequado, mas a reportagem apurou que o isolamento irregular pode ter durado cerca de uma semana.

"Foi uma surpresa essa informação, afinal, não temos histórico recente de reclamações de agressão ou maus tratos na unidade", afirmou o juiz Evandro Pelarin, da Vara da Infância e Juventude.

Um procedimento pela Corregedoria da Vara da Infância foi instaurado para acompanhar o caso. "Pedimos informações para avaliar o que aconteceu. Vou abrir vistas para o Ministério Público. Eventualmente, a promotoria possa solicitar mais detalhes do caso", revelou Pelarin. A apuração deve ser concluída em 30 dias.

Testagem em massa

O juiz solicitou ainda que a secretaria municipal de Saúde fizesse uma testagem em massa nos internos e nos funcionários. A ação foi realizada ontem à tarde, no pátio da unidade.

Dos 50 adolescentes que cumprem medida socioeducativa, 49 deram negativo. Segundo a Fundação Casa, um aguarda o resultado, que deve sair em três dias.

Além disso, 106 pessoas que atuam no centro socioeducativo de São José do Rio Preto - entre servidores e funcionários terceirizados - passaram pela testagem e todos deram negativo para a doença.

Coronavírus na Fundação

Desde que a pandemia foi decretada, a Fundação Casa alega que instalou o Comitê de Gerenciamento de Crise para tomar decisões e implementar medidas para evitar casos da doença nas unidades.

Visitas de familiares, atividades religiosas e oficinas executadas por parceiros foram suspensas. "Foram distribuídos álcool em gel, luvas, avental, sabão, oxímetro, termômetro infravermelho e máscaras descartáveis e de tecido. Os Centros são monitorados rotineiramente para verificar a disponibilidade dos suprimentos", afirmou a fundação. Novas regras para higiene, limpeza, desinfeção e esterilização dos ambientes também foram criadas.

Substituição em breve

Com a decisão de afastar o diretor da unidade, a Fundação Casa deve anunciar nos próximos dias quem irá assumir o comando da instituição na cidade. A substituição será feita por outro servidor do quadro.

O UOL procurou o diretor afastado, Ricardo Carvalho da Silva, e o advogado dele por telefone, mas não conseguiu contato até a publicação deste texto.