Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro vai a funeral de paraquedista no Rio e evita imprensa

Maria Luisa de Melo

Colaboração para o UOL, no Rio

21/06/2020 12h49Atualizada em 21/06/2020 16h27

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi ao Rio de Janeiro hoje para acompanhar o velório do soldado do Exército Pedro Lucas Ferreira Chaves, 19, que morreu ontem durante um treinamento de paraquedistas.

No funeral, o chefe do Executivo cumprimentou amigos e familiares do militar, no 26° Batalhão de Infantaria Paraquedista, na Vila Militar, zona oeste do Rio. Na saída, ele evitou contato com a imprensa, que não foi autorizada a entrar no local.

Homenagem ao paraquedista

Em vídeo postado em sua rede social, Bolsonaro aparecendo fazendo um discurso durante o velório de Chaves. "Pior que a dor da derrota, é a dor da vergonha de não ter lutado", disse.

"Nós, enquanto jovens em especial, buscamos desafios, vencer obstáculos, superar os nossos limites. O jovem Chaves buscava esse objetivo", disse. "Ele aqui, ao tentar vencer um obstáculo, se preparava, treinava, se empenhava, sofria, mas tinha um objetivo: formar-se e ser um militar da nossa gloriosa brigada de Infantaria Pára-quedista".

Ele ofereceu condolências aos familiares e amigos do soldado e prestou continência ao final do discurso.

Participação não estava na agenda

A ida de Bolsonaro ao enterro não estava na agenda oficial do presidente disponível hoje e não foi divulgada pela assessoria de imprensa da Presidência. Ele voltou para Brasília por volta de 11h45.

Soldado morreu em exercício no Rio

O soldado identificado como Pedro Lucas Ferreira Chaves morreu ontem durante um treinamento de paraquedistas na Base Aérea dos Afonsos, em Realengo, na zona oeste do Rio. Pedro Lucas saltou da aeronave, mas seu paraquedas não abriu corretamente.

De acordo com uma nota divulgada pelo Comando Militar do Leste (CML), Pedro ficou preso à aeronave durante o salto e, mesmo com procedimentos de emergência, a abertura do paraquedas não ocorreu corretamente. O soldado recebeu atendimento médico em solo, mas não resistiu aos ferimentos graves.

Foi aberto um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as circunstâncias em que ocorreu o incidente.

Bolsonaro participa de funeral de paraquedista

Band News