Topo

Esse conteúdo é antigo

MPF oferece nova denúncia contra empresário e ex-deputado no Rio

Hoje, a PF só cumpriu mandatos de prisão - ELLAN LUSTOSA/ESTADÃO CONTEÚDO
Hoje, a PF só cumpriu mandatos de prisão Imagem: ELLAN LUSTOSA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

22/06/2020 16h43

O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu nova denúncia contra o empresário Mario Peixoto e o ex-deputado estadual Paulo Melo por crimes de corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A ação é um desdobramento das operações Cadeia Velha, Quinto do Ouro e Favorito.

De acordo com a denúncia, Mário Peixoto e Arthur Soares, conhecido como "Rei Arthur", compraram um apartamento para Paulo Melo em Miami, nos Estados Unidos, no valor de US$ 1 milhão, em 2015, utilizando uma offshore de Peixoto para ocultar o pagamento e a verdadeira propriedade do imóvel.

"Rei Arthur" está foragido e foi denunciado pela participação na compra de votos para que o Rio de Janeiro sediasse a Olimpíada de 2016. Pela persistência na prática de crimes, o MPF pediu a decretação de nova prisão preventiva do empresário. O mandado foi expedido pela Justiça Federal e será solicitada cooperação internacional com os EUA para cumprimento da prisão, assim como a inclusão do nome do empresário na lista da Interpol.

"Com efeito, as investigações conduzidas pelo Polícia Federal, Ministério Público Federal e Receita Federal demonstraram uma complexa e sofisticada rede de lavagem de capitais, onde dezenas de interpostas pessoas se revezavam à frente de pessoas jurídicas com o intuito de ocultar a figura do capo da organização criminosa: Mário Peixoto", afirmaram os procuradores da República que integram a força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro.

Vinícius Peixoto, filho de Mário Peixoto, que estava em prisão domiciliar devido a suspeita de covid-19, teve a prisão preventiva cumprida hoje, passado o período de recuperação.