Topo

Esse conteúdo é antigo

RS: Grupo é flagrado em festa em lanchas na orla do Guaíba, em Porto Alegre

Hygino Vasconcellos

Colaboração para o UOL, em Porto Alegre

23/06/2020 21h48

Um grupo de mais de dez pessoas foi flagrado hoje em duas lanchas paradas em frente à orla do Guaíba, em Porto Alegre, em meio à pandemia do novo coronavírus. A situação ocorreu no mesmo dia em que a prefeitura publicou um decreto mais restritivo de isolamento social, que proíbe a abertura de estabelecimentos comerciais, de serviços e industriais. Também está impedido de abrir as marinas, onde costumam ficar os barcos.

Nas imagens, algumas pessoas aparecem sem máscaras, consumindo bebidas e fazendo selfies. Duas mulheres dançam de biquini - na cidade a temperatura máxima chegou aos 29º C. Uma delas chegou a postar sete Stories no Instagram do momento na lancha - em um deles escreveu "Hello" (olá em inglês) para a Usina do Gasômetro, considerado ponto turístico na cidade.

O flagrante foi feito por uma equipe da RDC TV que se preparava para entrar ao vivo. Enquanto as imagens estavam sendo transmitidas, o vereador Valter Nagelstein (PSD) foi ouvido pela emissora e lamentou o episódio. "Acaba que as pessoas que poderiam trabalhar de forma ordeira e respeitosa, tomando todos os cuidados de assepsia, são as mais prejudicadas. Não podem trabalhar", observou.

O vereador criticou a prefeitura da capital gaúcha pelo fato de a cidade ter entrado na bandeira vermelha na classificação - a segunda com maior risco de contágio da covid-19. "É algo que deveria ser providenciado desde o dia 15 de março deste ano, quando nós começamos as medidas de isolamento social. O isolamento social tinha um só propósito, que era achatar a curva de contágio", observou Nagelstein.

O Comando do 5ª Distrito Naval da Marinha informou que a responsabilidade de fiscalização de questões relacionadas à covid-19 é da prefeitura. "A responsabilidade das Capitanias dos Portos é fiscalizar a segurança do tráfego aquaviário nas áreas de jurisdição, visando à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana no mar e à prevenção da poluição ambiental por parte de embarcações, plataformas e suas instalações de apoio", observou o órgão em nota.

"A fiscalização das embarcações, por parte da Marinha, é realizada por meio de Inspeções Navais (IN) de forma inopinada e em dias aleatórios. Em meio à pandemia de coronavírus, as equipes de IN utilizam máscaras e luvas durante as abordagens e buscam conscientizar os inspecionados sobre as necessidades de prevenção ao covid-19", complementou a Marinha.

Já o Escritório de Fiscalização, ligado à prefeitura, informou que não foi informada do caso, mas que está apurando a situação.