Topo

Esse conteúdo é antigo

Goiânia: Prefeitura recorre de suspensão de flexibilização da quarentena

Mulheres caminham de máscara em frente ao comércio no centro de Goiânia, em Goiás - Divulgação/Prefeitura de Goiânia
Mulheres caminham de máscara em frente ao comércio no centro de Goiânia, em Goiás Imagem: Divulgação/Prefeitura de Goiânia

Do UOL, em São Paulo

23/06/2020 08h06

A Prefeitura de Goiânia foi ao Tribunal de Justiça de Goiás solicitar a reconsideração de uma liminar que barrou a reabertura parcial do comércio na cidade diante da pandemia do coronavírus.

Assinado pela Procuradora-Geral do município, o pedido cita que "a decisão liminar não merece prosperar", já que a decisão do prefeito Iris Rezende foi tomada após "à manifestação prévia do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE)", citado no despacho.

Para o órgão municipal, o decreto que estava em vigor foi baseado em estudos científicos, logo, não cabe ao Judiciário definir a política sanitária de Goiânia.

A Prefeitura ressalta ainda que o COE não tem personalidade jurídica própria e "não decorre de qualquer imposição constitucional ou legal, mas de ato da lavra do Chefe do Poder Executivo no exercício pleno do seu poder discricionário."

A suspensão da flexibilização foi conhecida ontem de manhã, após o juiz Claudiney Alves de Melo atender a uma solicitação do Ministério Público de Goiás.

Em nota, o MP informou que o principal motivo para o pedido de derrubada do decreto é o desrespeito à orientação das autoridades de saúde do município, que foram contrárias à reabertura.