Topo

Esse conteúdo é antigo

MG: Famílias vizinhas a barragens serão evacuadas em Itabirito e Ouro Preto

Vale prestará apoio na evacuação - WASHINGTON ALVES
Vale prestará apoio na evacuação Imagem: WASHINGTON ALVES

Do UOL, em São Paulo*

01/07/2020 07h26Atualizada em 01/07/2020 10h27

A Defesa Civil de Minas Gerais informou, por meio de uma nota oficial, que enviou três equipes para comandar a evacuação de cerca de 50 moradores de Itabirito e Ouro Preto vizinhos às barragens Forquilha I, II, III e IV, do Complexo de Fábrica da Vale.

De acordo com o comunicado, a evacuação é preventiva e atende a um estudo que passou a considerar um cenário extremo de rompimento das quatro estruturas ao mesmo tempo.

A ampliação da zona de risco foi definida após assinatura de um termo de Compromisso entre o Governo de Minas Gerais, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Vale para a revisão da chamada área de autossalvamento (ZAS), que corresponde ao trajeto da lama de rejeitos esperado em caso de colapso das estruturas.

A realocação das famílias, que contará com apoio da Vale, começará na manhã de hoje. As pessoas serão encaminhadas para hotéis e, posteriormente, para moradias temporárias com aluguel social custeado pela empresa.

Segundo a Vale, os novos limites foram fixados "com base em estudos mais conservadores, que passaram a considerar um cenário extremo e hipotético de rompimento da barragem Grupo e simultâneo das barragens Forquilhas".

"A Vale informa ainda que não houve alteração nos dados técnicos das referidas estruturas e que as últimas inspeções não detectaram anomalias adicionais", acrescentou a companhia.

* Com informações da agência Reuters