Topo

Esse conteúdo é antigo

1ª chuva congelada do ano é registrada em SC, diz meteorologista

Chuva congelada é vista em Santa Catarina - Reprodução/Twitter
Chuva congelada é vista em Santa Catarina Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

02/07/2020 18h04

O estado de Santa Catarina registrou hoje cedo a primeira chuva congelada de 2020. O fenômeno foi confirmado por meteorologistas e ocorreu em São Joaquim.

Segundo o o meteorologista da NSC Comunicação, Leandro Puchalski, explicou para o G1, a "chuva gelada ocorre quando uma camada da atmosfera tem uma temperatura um pouco maior, normalmente esse floco, muda para um situação de pequenas pedrinhas de gelo".

"Quando a chuva bate na mochila a pedrinha de gelo quica. Algo típico de chuva congelada. Percebemos algo mais próximo de um floco, mas ainda não ocorreu. É na verdade, um grão muito pequeno com diâmetro geralmente inferior a 1 milímetro", acrescentou Puchalski..

O meteorologista ainda declarou que a neve prevista para a região não caiu, porque "para que os flocos de neve saiam da nuvem e cheguem ao solo é necessário que todas camadas da atmosfera até a superfície tenham temperatura abaixo de 0ºC".

Santa Catarina registrou temperaturas baixas hoje cedo, sendo a menor em Bom Jardim da Serra, onde a temperatura do ar foi de -1,9°C por volta das 8h.