Topo

Esse conteúdo é antigo

RJ: Estação Japeri é fechada após incêndio em casarão histórico anexo

Incêndio atingiu Casarão Japeri, estrutura anexa à estação Japeri, na Baixada Fluminense - Reprodução/Twitter
Incêndio atingiu Casarão Japeri, estrutura anexa à estação Japeri, na Baixada Fluminense Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

19/07/2020 10h52

Um incêndio atingiu o Casarão Japeri, estrutura anexa à estação Japeri, na Baixada Fluminense, nesta madrugada. Não houve registro de feridos.

De acordo com a assessoria de imprensa da Supervia, por medida de segurança, o sistema de energia precisou ser desligado e a estação está fechada para embarque e desembarque.

Segundo a concessionária, o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 3h e o fogo foi controlado por volta das 5h. Equipes dos bombeiros permaneciam no local nesta manhã.

Os trens do ramal Japeri circulam apenas entre Central do Brasil e Engenheiro Pedreira. Os demais ramais não foram afetados. "Os clientes estão sendo informados sobre a alteração por meio do sistema de áudio dos trens e estações", diz nota divulgada.

A Supervia informou lamentar os danos sofridos e disse que vai apurar as causas do ocorrido. De acordo com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 2010, a edificação integra o Patrimônio Ferroviário valorado pelo instituto.

A concessionária disse que concluiu no fim do ano passado a restauração da estrutura, investimento aproximadamente R$ 2 milhões.

"O Iphan acompanhou de perto o avanço das obras, iniciadas em novembro de 2018 e finalizadas em outubro de 2019. O escopo da restauração incluiu limpeza, descupinização, pintura, recuperação do telhado, reconstrução dos sanitários, renovação dos forros, piso externo e manutenção da fachada em técnica enxaimel", informou.