Topo

Esse conteúdo é antigo

Menino de 3 anos com síndrome de Down 'vence covid-19' e sai da UTI

Menino de 3 anos com síndrome de Down, conhecido como Super Chico, "venceu a covid-19" e saiu hoje da UTI - Reprodução/Instagram @daniguedesbombini_superchico
Menino de 3 anos com síndrome de Down, conhecido como Super Chico, 'venceu a covid-19' e saiu hoje da UTI Imagem: Reprodução/Instagram @daniguedesbombini_superchico

Do UOL, em São Paulo

22/07/2020 20h21

Francisco Guedes Bombini, menino de 3 anos com síndrome de Down, recebeu hoje alta da UTI de um hospital particular de Bauru (SP), onde ficou internado por 13 dias com covid-19. A mãe, a advogada Daniela Guedes Bombini, tem compartilhado as vitórias do filho nas redes sociais.

"Hoje está fazendo 14 dias de quando se iniciaram os sintomas. E não é que acabamos de receber a feliz notícia de que ele não transmite mais [a covid], pelo tempo discorrido! Estamos indo para a pediatria, porque ele ainda vai precisar ser avaliado na gastro, mas o que é certo é que CHICO VENCEU A COVID!!!", escreveu a advogada no Instagram.

Respira mãe! Nem sei como começar! Mas vou tentar! Já sabíamos que Chico nasceria com disfunção renal grave, mas, no nascimento, vieram outras várias surpresas: cardiopatia, hipotireoidismo e uma displasia pulmonar herdada pelos 3 meses de entubação, além da Síndrome de Down! Após nascer, morou no hospital por longos 6 meses, vivendo hoje em sistema de 'home care', com enfermagem 24h, fono, fisios, pediatra, que o atendem em internação domiciliar pelos cuidados de que ainda necessita! Vira e mexe dava um pulo aqui no hospital para resolver coisas que foram aparecendo ao longo do tempo devido à sua fragilidade. Sempre superou! Daí que se iniciam tempos sombrios, os que estamos vivenciando hoje, e, como sabem, fomos surpreendidos com Chico contaminado pelo coronavírus! Perdi o chão, sinceramente, mas, como sabem, vivemos um dia de cada vez e fomos deixando tudo se ajeitar! Hoje, está fazendo 14 dias de quando se iniciaram os sintomas, que, em Chico, foram dores abdominais e no corpo! E não é que acabamos de receber a feliz notícia de que ele não transmite mais, pelo tempo discorrido! Então, estamos indo para a pediatria, porque ele vai precisar ser avaliado ainda na gastro, que estava vazando muito quando chegamos aqui! O que é certo é que CHICO VENCEU A COVID!!! Estamos muito felizes! E ele parece que entende e já até voltou a ser um leão aqui, está soltando seus gritinhos, porque sente, certamente, tudo o que está acontecendo! Amigos, gostaria de agradecer muito. Muito, mas muito obrigada mesmo, para quem torceu, obrigada pelas orações, pelos pensamentos positivos, a energia maravilhosa e as vibrações mais poderosas do universo! Chico veio mesmo para nos ensinar e o que eu tenho pra dizer, por fim, é que tenho muito orgulho do meu super herói, meu filho tão amado Francisco! Bora, Chico, sair daqui do setor de covid, torcendo para que os que ficam se recuperem e que tudo fique bem! Agradecer, ainda, infinitamente a todos os profissionais de saúde que cuidaram COM TANTO AMOR de Chico! Guerreiraços, meu Deus, que orgulho, que garra. As meninas da limpeza, sempre delicadas e cheias de amor no coração! Obrigada! #superchico #omeninomaisfortedomundo #bora

Uma publicação compartilhada por Dani Guedes Bombini SUPERCHICO (@daniguedesbombini_superchico) em

O 'Super Chico', como ficou conhecido, foi para um quarto de enfermaria, onde continuará sob cuidados médicos. Desde o início da vida, o menino tem enfrentado uma série de problemas de saúde. Após nascer prematuro, ele teve de passar por sete cirurgias para tratar de problemas cardíacos, renais e hipotireoidismo. Após três meses de intubação, Chico teve uma displasia pulmonar.

Depois do nascimento, o menino morou no hospital por "longos 6 meses", conta a mãe. Hoje, vivendo em sistema de "home care", com enfermagem 24 horas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e pediatra, "que o atendem em internação domiciliar pelos cuidados de que ainda necessita".

Para Daniela, o filho já dá sinais de que sabe que superou mais um obstáculo.

"Já até voltou a ser um leão aqui, está soltando seus gritinhos, porque sente, certamente, tudo o que está acontecendo! Chico veio mesmo para nos ensinar, tenho muito orgulho do meu super-herói."