Topo

Esse conteúdo é antigo

Vice-prefeito faz churrasco, descumpre medida da própria cidade e é multado

Vice-prefeito de Paranacity é multado após fazer churrasco e descumprir decreto da cidade - Reprodução/Instagram
Vice-prefeito de Paranacity é multado após fazer churrasco e descumprir decreto da cidade Imagem: Reprodução/Instagram

Abinoan Santiago

Colaboração para o UOL, em Ponta Grossa

22/07/2020 19h03

A prefeitura de Paranacity, a 505 quilômetros de Curitiba, multou em R$ 2.742,20 o próprio vice-prefeito da cidade, Rodolfo Vismara (MDB). Ele descumpriu o decreto do município que proíbe a realização de churrascos em espaços públicos e particulares como medida para conter o novo coronavírus. A multa foi emitida ontem após denúncias da população. O político publicou uma foto da festa em suas redes sociais, o que virou prova da infração.

O encontro ocorreu na casa do vice-prefeito, no último sábado (18), um dia depois de entrar em vigor o decreto. O texto do documento proíbe "a realização de eventos particulares e familiares tais como festas, churrascos e afins, sendo permitido somente com pessoas que residem na mesma residência". Na ocasião, o vice-prefeito fazia o churrasco com assessores e uma comitiva do deputado estadual Adriano José (PV).

Paranacity tem 28 casos confirmados do novo coronavírus. A cidade de 11 mil habitantes não tem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratar doentes com covid-19. Quem necessita de tratamento mais complexo é levado para outras cidades. A unidade mais próxima, Colorado, fica a 19 quilômetros e conta com apenas dez vagas.

Segundo a prefeitura de Paranacity, a população denunciou o vice-prefeito enviando prints da publicação feita redes sociais do político. A imagem não está mais disponível nos perfis. O UOL teve acesso à foto. É possível contabilizar dez pessoas, todas sem máscaras.

Vice-prefeito foi multado após descumprir decreto da própria cidade e realizar churrasco - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Vice-prefeito foi multado após descumprir decreto da própria cidade e realizar churrasco
Imagem: Arquivo Pessoal

De acordo com a secretária de Saúde, Mariza Andrade, a prefeitura decidiu aplicar a multa por não "distinguir" os cidadãos do município pelo cargo que ocupam.

"Ele descumpriu o decreto fazendo um almoço, postando nas redes sociais. A população viu e veio me cobrar. Como não distinguimos as pessoas e ele como vice-prefeito poderia dar exemplo, nós expedimos a multa ontem", confirmou.

A atitude de Vismara surpreendeu até seus colegas gestores, um dia depois de o decreto passar a valer.

"A gente ficou sem entender no momento e estagnados com uma situação dessa e por ainda postar em redes sociais. Mas também não podemos julgar. Ele disse que iriam almoçar naquele momento, por isso estavam sem máscaras, mas de toda forma, não usavam máscaras", completou a secretária.

Vice se desculpa e diz que fez churrasco para deputado

Rodolfo Vismara usou as redes sociais para publicar uma nota se desculpando pelo episódio. Ele confirmou o churrasco e argumentou que o encontro se deu como forma de receber a comitiva do deputado estadual para tratarem de projetos para a região.

Na publicação, Vismara argumentou que as pessoas não usavam máscaras no momento em que a foto foi tirada pois estavam se preparando para almoçar.

"Afirmo que a foto em questão foi tirada em horário de almoço, razão pelo qual somos vistos sem máscaras. Nossa intenção não foi desrespeitar decreto municipal", afirmou em nota o vice, parabenizando os fiscais.

O vice-prefeito ainda se desculpou especificamente com as pessoas que creditam ao distanciamento social "o caminho para o fim dessa pandemia".

"Sobre as críticas que recebemos, muitas delas com um oportunismo escandaloso, dado a falta de assunto, desconsidero, porém muitas outras recebo com dignidade, essas, sim, de pessoas realmente preocupadas com a situação que vivemos, e que acreditam veementemente que o distanciamento social e demais normas de segurança, é o caminho para o fim dessa pandemia, a vocês as minhas sinceras desculpas", ressaltou.