Topo

Esse conteúdo é antigo

Gabbardo defende adiamento de festas em SP: 'Comemorar 100 mil mortos?'

27.mai.2020 - João Gabbardo dos Reis, secretário-executivo do Centro de Contingência do combate ao coronavírus em São Paulo - ROGÉRIO GALASSE/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
27.mai.2020 - João Gabbardo dos Reis, secretário-executivo do Centro de Contingência do combate ao coronavírus em São Paulo Imagem: ROGÉRIO GALASSE/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

26/07/2020 19h25Atualizada em 26/07/2020 20h50

O secretário-executivo do Centro de Contingência do combate ao Coronavírus, João Gabbardo Reis, defendeu hoje o adiamento das festas em São Paulo e disse que ainda não há nova data para o carnaval.

Em entrevista à GloboNews, o secretário disse que não é possível definir uma data para o Carnaval de 2021. "Não tem como definir a data porque isso vai depender do cenário epidemiológico. Não tem a menor condição de nós termos um evento em que haja aglomeração de pessoas enquanto estivermos em uma fase de crescimento da epidemia. Isso é impensável".

Embora não tenha falado explicitamente sobre o Réveillon, Gabbardo disse que não há o que comemorar ao final deste ano. "Eu pergunto: qual seria o sentido de fazermos eventos comemorativos ao final deste ano? Comemorar o quê? Cem mil mortos? 120 mil mortos que a gente poderá ter até o final do ano?", questionou.

"Eu duvido que alguma empresa queira colocar o nome para patrocinar um evento que, no meu entendimento, não tem o menor sentido. Não temos que comemorar nada esse ano, é um ano de reflexão. É um ano que a gente precisa ainda chorar as perdas que nós tivemos e não um ano de comemoração."

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou na última sexta-feira o adiamento do carnaval de rua e os desfiles das escolas de samba de São Paulo. Há uma proposta para que as festividades sejam no fim de maio ou em julho de 2021.