Topo

Esse conteúdo é antigo

PM do Rio faz operação na Praça Seca após tiroteio; uma pessoa morre

Helicóptero ajuda em ação da PM após tiroteios por disputa entre criminosos - Reprodução/TV Globo
Helicóptero ajuda em ação da PM após tiroteios por disputa entre criminosos Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

28/07/2020 10h58

A PM (Polícia Militar) do Rio de Janeiro realizou ações hoje pela manhã no bairro da Praça Seca e regiões próximas após um intenso tiroteio assustar os moradores na noite de ontem. Segundo a PM, o fogo cruzado foi motivado por uma disputa de criminosos por território. Uma pessoa morreu e outra ficou ferida.

Segundo relatos nas plataformas Fogo Cruzado e Onde Tem Tiroteio, os tiros no bairro da Zona Oeste do Rio começaram no início da noite de ontem, por volta das 18h. O tiroteio também foi registrado em vídeo por moradores nas redes sociais.

A PM confirmou que ainda na noite de ontem montou um cerco policial no entorno do Morro da Barão por conta de uma disputa armada entre criminosos.

Hoje pela manhã, a TV Globo mostrou imagens de policiais sendo deixados no topo de um morro do bairro por um helicóptero da corporação. Em entrevista à emissora, o porta-voz da PM, coronel Mauro Fliess, explicou que a ação se deu porque criminosos utilizavam as áreas de mata para se deslocarem entre as comunidades da região.

"É uma área estrategicamente muito importante para grupos criminosos. Ela tem um complexo de comunidade e uma ligação muito grande por essa área de mata", afirmou Fliess, explicando também como uma pessoa morreu nas ações da PM.

"Durante o cerco que fizemos, fomos recebidos por disparos, oriundos dos marginais. Houve um revide por parte dos policiais militares, e essa vítima teria descido do alto da comunidade num veículo escuro, em alta velocidade, com o farol alto aceso, e quando chegou próximo aos policiais militares, o veículo se chocou num poste ou num muro, algo parecido", disse Fliess.

Segundo o porta-voz da PM, a vítima já estava ferida por um disparo de arma de fogo, foi levada ao Hospital Municipal Carlos Chagas, mas não resistiu aos ferimentos. Sobre a pessoa ferida, Fliess disse que ela foi levada por moradores a um hospital particular.

De acordo com informações da Globonews, a vítima fatal é Caio de Jesus Barbosa Silva, de 24 anos. Já a pessoa ferida é uma idosa de 87 anos que assitia TV em casa quando foi atingida na perna por um tiro de fuzil. Ela segue internada no CTI (Centro de Terapia Intensiva) de um hospital particular.

"É uma área de disputa territorial muito intensa, muito habitada por pessoas de bem, que em algum momento o estado do Rio de Janeiro se perdeu em termos de habitações irregulares, que formam verdadeiros becos de difícil transposição pelas forças policias, de difícil ocupação permanente. É uma área complexa", acrescentou o porta-voz da PM.

A região da Praça Seca já havia registrado intensos tiroteios no início do mês. Na ocasião, a disputa foi entre milicianos e traficantes, que invadiram comunidades dominadas pela milícia.