Topo

Esse conteúdo é antigo

Bispo emérito Dom Pedro Casaldáliga é internado com problemas pulmonares

Dom Pedro Casaldáliga, nascido Pere Casaldàliga i Pla é um bispo católico radicado no Brasil desde 1968. Atualmente, é bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia -  Jorge araujo/Folhapress
Dom Pedro Casaldáliga, nascido Pere Casaldàliga i Pla é um bispo católico radicado no Brasil desde 1968. Atualmente, é bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia Imagem: Jorge araujo/Folhapress

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

04/08/2020 10h51

O bispo emérito Dom Pedro Casaldáliga, de 92 anos, foi internado em um hospital de São Félix do Araguaia, em Mato Grosso, com problemas pulmonares. Segundo a paróquia local, o quadro é agravado pela idade e pelo mal de Parkinson, mas permanece estável.

"Informamos a todas e todos os amigos e amigas do bispo Pedro Casaldáliga que o mesmo se encontra internado no hospital de São Félix do Araguaia por consequência de problemas respiratórios agravados pelo Parkinson e pela idade", informou a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, no Facebook. "O bispo Pedro está acompanhado em todo momento e bem cuidado."

Em contato com o UOL, padre Danilo, um dos responsáveis pela paróquia, afirmou que informações que circularam na manhã de hoje de que Casaldáliga faleceu são falsas.

"Ele está no hospital, internado. Ouve melhora ontem de manhã. Ele está fazendo exames, está sendo acompanhado, teve questões pulmonares, mas, dentro do quadro, está bem", explicou o padre. O bispo emérito está internado no Hospital Municipal João Abreu Luz.

A paróquia chegou a fazer um post para negar notícias de que o bispo emérito morreu.

O bispo é da região da Catalunha e está no Brasil desde o fim dos anos 1960. Ele ficou conhecido por defender os direitos humanos, com enfoque nos povos indígenas, a reforma agrária e por suas posições políticas e religiosas a favor dos mais pobres.