Topo

Esse conteúdo é antigo

Deslizamento de terra atinge 12 casas no Morro da Mangueira, no Rio

Do UOL, em São Paulo

07/08/2020 08h22Atualizada em 07/08/2020 15h02

Um deslizamento de terra na madrugada de hoje atingiu 12 casas no Morro da Mangueira, na zona norte do Rio de Janeiro. Não houve feridos, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

Além dos imóveis, dois carros e uma moto também foram atingidos no deslizamento. Equipes da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e agentes da Seop (Secretaria Municipal de Ordem Pública) atuavam no local pela manhã.

A suspeita dos técnicos é de que o vazamento de água por um cano pode ter encharcado o solo e provocado o deslizamento, de acordo com o secretário de Ordem Pública, Gutemberg Fonseca.

"A princípio, a informação que chega é que [o deslizamento] foi causado por uma tubulação que já vinha vazando há algum tempo e fez com que o solo caísse, descesse", declarou o secretário ao Bom Dia Rio, da TV Globo.

Deslizamento de terra no Morro da Mangueira, no Rio, atinge casas e carros

A Defesa Civil está no local desde a madrugada. Até o início da tarde, cinco das 12 casas haviam sido vistoriadas e interditadas preventivamente, embora não apresentassem danos estruturais, até que seja feita uma avaliação técnica da Geo-Rio.

Funcionários da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) atuam na retirada dos entulhos e terra, inclusive com o uso de uma retroescavadeira.

Agentes da Secretaria de Assistência Social também estão no local para prestar ajuda as famílias afetadas.

Ao todo, quatro famílias estão desalojadas, duas já foram atendidas e outras duas estão sendo contactadas, de acordo com a prefeitura. Uma família aguardava a retirada dos entulhos em frente à sua casa para poder sair e ser atendida. As famílias desalojadas foram para casa de parentes.