Topo

Esse conteúdo é antigo

"Perdemos tudo", conta moradora de cidade atingida por tornados em SC

14.ago.2020 - Casa ficou destruída após tornado em Santa Catarina - Arquivo pessoal
14.ago.2020 - Casa ficou destruída após tornado em Santa Catarina Imagem: Arquivo pessoal

Hygino Vasconcellos

Colaboração para o UOL, em Porto Alegre

15/08/2020 20h37Atualizada em 15/08/2020 21h50

Os tornados que atingiram Santa Catarina ontem deixaram um rastro de destruição e pegaram muita gente de surpresa. A dona de casa Cristiane Bello das Chagas, 20, fazia as unhas de maneira despreocupada na casa de uma amiga quando a ventania forte atingiu a cidade de Água Doce, a 418 quilômetros de Florianópolis.

Ela, sua prima e uma das filhas da prima saíram correndo do local sob forte chuva em direção à residência da família, onde estavam duas crianças - uma menina de 1 ano e quatro meses e um menino de oito anos. No caminho, foram atingidas por pedras de granizo "gigantes", segundo relatou Cristiane. Quando chegaram à casa, o cenário era de desolação.

"A casa toda estava destruída. Perdemos tudo. Só sobrou as paredes, infelizmente molhou tudo. Foi tudo em questão de minutos, foi horrível. Nunca mais quero presenciar isso na vida", detalhou Cristiane, que morava na casa com sua prima e os três filhos dela.

As duas crianças que estavam na moradia foram resgatadas pela madrinha de Cristiane, que reside na residência ao lado.

"Só deu tempo da minha madrinha entrar na casa e tirar as crianças", conta a dona de casa. A família tinha recém construído a casa e estava ali há cerca de seis meses.

"Não conseguimos salvar quase nada. Só a cama, algumas roupas e cobertas", detalha Cristiane.

Na noite de ontem, a família ficou no porão da residência destruída e hoje foram para um sítio de um amigo. Com medo de saques, um primo e outro colega da família permaneceram na casa atingida pelo tornado.

"Eles estão cuidando das coisas, porque infelizmente tem gente roubando."

Prefeito decreta calamidade pública

Água Doce foi uma das cidades mais atingidas pelos tornados. Ao todo, 11 pessoas ficaram feridas - duas delas de forma mais grave. Além disso, 25 residências foram totalmente destruídas e os moradores tiveram que ser alojados em abrigos. Cerca de 700 casas foram destelhadas.

Devido à situação, o prefeito Antonio José Bissani decretou calamidade pública. Na manhã de hoje, o chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, João Batista, visitou a cidade.

Conforme último boletim da Defesa Civil, das 17h, mais de 4,6 mil residências foram afetadas pelos tornados no estado. Ao todo, 830 pessoas estão desabrigadas - e estão em abrigos públicos - e outras 127 estão desalojadas e estão em casas de amigos e parentes.

Além das 11 pessoas feridas em Água Doce, outras cinco também se machucaram em Tangará, a 386 quilômetros de Florianópolis.