Topo

Esse conteúdo é antigo

Jovem morre afogado após passagem de tempestade no litoral de SC

Siga o UOL no

Hygino Vasconcellos

Colaboração para o UOL, em Porto Alegre

16/08/2020 20h29Atualizada em 16/08/2020 22h32

Um rapaz de 22 anos morreu afogado depois de sair para pescar com outros dois amigos numa praia da cidade de Penha (SC), que foi atingida por uma tempestade na última sexta-feira (14).

A Defesa Civil de Santa Catarina contabilizou a morte do jovem como primeira em decorrência de tornados e tempestades que atingiram o estado.

O nome da vítima não foi revelado. O rapaz morava em Joinville, cidade vizinha a Penha. De acordo com a Defesa Civil, ele e os amigos saíram da Praia do Trapiche em direção à Ilha Feia, quando foram surpreendidos pela tempestade. O jovem estava em um caiaque verde e não foi mais visto.

O corpo foi localizado ontem na orla da Praia do Quilombo, em Penha, mas a morte só foi contabilizada no relatório da Defesa Civil das 17h de hoje.

Devido à tempestade, a cidade de Penha registrou destelhamento de casas, queda de árvore, além da falta de luz. Segundo a prefeitura, cerca de 50 pessoas ligaram para a Defesa Civil para pedir lonas, mas o número de casas destelhadas pode ter sido maior.

Mais de 1.400 estão fora de casa

Os tornados forçaram 1.498 pessoas a deixa suas casas no estado. Desse total, 848 estão desabrigadas e precisam de abrigo público e 650 estão desalojadas e estão acomodadas na casa de parentes e amigos. A Defesa Civil aponta que 4.915 residências foram afetadas pela tempestade.

Ainda segundo o órgão, 28 municípios foram afetados pela tempestade. Além da morte do jovem de 22 anos, outras 16 pessoas ficaram feridas, duas delas com maior gravidade em Água Doce.