Topo

Esse conteúdo é antigo

Rio distribui a partir de sexta cartões alimentação para alunos

Entrega dos cartões alimentação a alunos da rede municipal do Rio começa nesta sexta-feira nas escolas  - Núcleo de Imagens/Prefeitura do Rio
Entrega dos cartões alimentação a alunos da rede municipal do Rio começa nesta sexta-feira nas escolas Imagem: Núcleo de Imagens/Prefeitura do Rio

DO UOL, em São Paulo

19/08/2020 10h10

Os 641 mil alunos matriculados na rede municipal do Rio de Janeiro começam a receber a partir de sexta-feira o cartão alimentação no valor de R$ 52,25. O benefício será entregue aos responsáveis pelos estudantes, que terão acesso à alimentação que era oferecida nas escolas.

A distribuição vai priorizar cerca de 20 mil crianças especiais. Na segunda-feira (24), a distribuição será por ordem alfabética do nome do responsável, a começar pela letra A, e se estenderá até 11 de setembro.

"As escolas irão entregar esses cartões porque a família está muito mais próxima, e não haverá o risco de nenhuma delas ficar sem. O responsável pegará os cartões pela quantidade de filhos que têm na rede. Por exemplo, se têm três filhos, pegara três cartões", explicou a secretária municipal de Educação, Talma Suane.

Em abril, cerca de 220 mil cartões foram entregues a famílias de crianças em situação de maior vulnerabilidade, inscritas nos programas Bolsa Família e Cartão Carioca. No entanto, a medida foi suspensa por uma ação do Ministério Público. Agora a medida será retomada devido à assinatura de um termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura e os órgãos de controle.

Ontem, a Secretaria Estadual de Saúde informou que o retorno das aulas pode acontecer no dia 15 de setembro. Nos próximos 15 dias será feito um planejamento para avaliar a viabilidade dessa volta. A Prefeitura do Rio está realizando uma pesquisa com mães e pais de alunos para saber como eles avaliam esse retorno.

A cidade planeja reabrir os refeitórios das escolas antes das aulas serem retomadas. A iniciativa, no entanto, está barrada na Justiça por força de uma liminar, mas a Procuradoria-Geral do Município entrou com recurso para que ela seja revogada.

Foram realizados testes de covid-19 nas merendeiras e 20% delas já desenvolveram a doença e estão imunes. Essas devem voltar primeiro a trabalhar nos refeitórios.