Topo

Esse conteúdo é antigo

Onda histórica de frio potencializa chance de neve em SC

Frio na cidade de Urupema (SC), nesta quinta-feira (20). Termômetro na cidade registra 3ºC. Pode nevar na cidade. 20/08/2020 - Foto: MARILIA SUTIL/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - MARILIA SUTIL/ESTADÃO CONTEÚDO
Frio na cidade de Urupema (SC), nesta quinta-feira (20). Termômetro na cidade registra 3ºC. Pode nevar na cidade. 20/08/2020 - Foto: MARILIA SUTIL/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Imagem: MARILIA SUTIL/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

20/08/2020 14h10

As cidades da serra catarinense amanheceram hoje com temperaturas abaixo dos 5°C. De acordo com o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia) de Santa Catarina, a partir de hoje e até sábado as temperaturas não devem ultrapassar os 15°C.

"Na noite de quinta-feira, o frio intenso e a alta umidade favorecem a condição de neve e/ou chuva congelada no Planalto Sul", afirmou o Ciram em nota.

Apesar de os termômetros marcarem 15°C, a sensação térmica não deve ultrapassar os 12°C.

Com isso, a rede hoteleira está praticamente lotada e os turistas continuam chegando. Segundo o portal NSC Total, a prefeitura de Urupema instalou uma barreira sanitária na entrada da cidade. Outras cidades da região também tentam evitar aglomeração.

Frio chegou a SP

A onda de frio polar que atingiu o Sul do Brasil subiu um pouco mais e chegou até São Paulo. Na manhã de hoje, a capital paulista marcava 16°C e as temperaturas devem seguir caindo durante o fim de semana.

Por conta disso, a Defesa Civil do estado está fazendo recomendações para a população, como manter-se agasalhado, especialmente crianças e idosos para evitar casos de hipotermia.

Além disso, é importante beber água "mesmo se sentir menos sede, para evitar ressecamento de pele e lábios por causa do ar frio".

Para a população em situação de rua, a orientação é acionar a Defesa Civil municipal.