Topo

Esse conteúdo é antigo

Capital do Acre registra tarde mais fria do que Bariloche, na Argentina

Zipline no parque Piedras Blancas, em Bariloche, Argentina - Divulgação/Turismo de Bariloche
Zipline no parque Piedras Blancas, em Bariloche, Argentina Imagem: Divulgação/Turismo de Bariloche

Do UOL, em São Paulo

21/08/2020 20h21

O frio intenso que atingiu o Brasil também chegou ao Acre. Segundo o MetSul, no aeroporto de Rio Branco, capital do estado, a temperatura marcava 12ºC na tarde de hoje. No mesmo horário, o aeroporto de Bariloche, na Argentina, contava 14°C.

A marca registrada em Rio Branco foi mais baixa, inclusive, que nos aeroportos de Porto Alegre (14°C); de Montevidéu, no Uruguai (15°C); de Buenos Aires, na Argentina (17°C); e de Santiago do Chile, no Chile (23°C).

De acordo com o Instituto de meteorologia, a capital do Acre registrou, por volta das 16h, a mesma temperatura que a cidade turística de El Calafate, na Patagônia: 13,2ºC.

A previsão para o final de semana é de mais calor em Rio Branco, mas ainda assim frio. A temperatura vai variar entre 9ºC e 23ºC, segundo a meteorologia.

Por conta das baixas temperaturas, o Ministério Público do Acre (MP-AC) e a Secretaria de Assistência Social Municipal estão arrecadando agasalhos para a população em situação de rua.

As entregas podem ser feitas Centro Pop (Rua Benjamim Constant) e no estacionamento do edifício-sede do MP-AC (Rua Marechal Deodoro), no centro de Rio Branco.

Final de semana gelado no Brasil

O final de semana deve seguir com temperaturas baixas no Sul, em parte do Centro-Oeste e do Sudeste devido ao avanço de uma massa de ar frio, de origem polar, que provocou neve hoje em diferentes cidades do país.

Pelo menos 50 municípios brasileiros devem registrar temperaturas negativas amanhã, conforme a meteorologista Estael Sias, da MetSul. Entre elas, São Francisco de Paula (RS) e Bom Jesus (RS), São Joaquim (SC), Urubici (SC).

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de "perigo potencial" devido o registro de neve de até cinco centímetros de espessura para 34 cidades catarinenses e gaúchas. O comunicado vale até as 23h de amanhã.

Além disso, o órgão disparou alerta também de "perigo potencial" em decorrência da geada para 18 cidades de Mato Grosso do Sul, que vale das 19h de hoje até as 7h de domingo. Segundo o instituto, há risco leve de perda de plantações.