Topo

Esse conteúdo é antigo

Cidades de RS e SC registram neve e temperaturas de até -8 °C

Do UOL, em São Paulo

21/08/2020 07h21Atualizada em 21/08/2020 15h09

A onda histórica de frio que chegou à região Sul nesta semana provocou neve e o registro de temperaturas abaixo de zero ao longo da noite de ontem e madrugada de hoje em cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Bom Jardim da Serra (SC) registrou temperatura de -8,6°C durante a madrugada.

Em Santa Catarina, a ocorrência de neve foi observada ontem à noite nos municípios de Bom Jardim da Serra e São Joaquim, no Planalto Sul, e também na região serrana da Grande Florianópolis, em Rancho Queimado, Major Gercino e Anitápolis, de acordo com informações do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia).

Na manhã de hoje, o fenômeno foi registrado na área mais alta de Joinville, no limite com os municípios de Garuva e Campo Alegre.

Em todas essas localidades, as temperaturas ficaram próximas de 0 °C, com elevada umidade do ar, condições necessárias para a ocorrência de neve. De modo geral, o fenômeno ocorreu em curto período de tempo e com fraca intensidade, sendo Bom Jardim da Serra o município onde os turistas presenciaram flocos de neve em período mais prolongado, informa o Ciram.

As temperaturas mínimas registradas entre a madrugada e o amanhecer desta sexta-feira ficaram mais baixas e negativas no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul. O menor registro foi de -8,6 ºC em Bom Jardim da Serra — registrada pela estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) em atividade desde 2008 —, quebrando o recorde histórico da estação, que era de -7,8 °C em 23 de julho de 2013.

Não há mais previsão de neve para esta sexta-feira, mas o frio continua. A umidade do ar diminui em todas as regiões, o que favorece a condição de geada nas madrugadas de amanhã e domingo.

Cidades no RS e PR também tiveram temperatura negativa

Um consolidado do site Climatempo com as temperaturas aferidas às 5h pelo Inmet indicou temperaturas abaixo de zero não só nas cidades catarinenses como também no Rio Grande do Sul.

As gaúchas Gramado, Canela, São José do Ausentes, Cambará do Sul e São Francisco de Paula estão entre as cidades com registro de neve.

Já no Paraná, algumas cidades amanheceram com temperaturas negativas, como Palmas e Cascavel. Um pico na região de Curitiba registrou neve.

Massa de ar polar

A onda histórica de frio é causada por uma massa de ar polar vinda da Argentina. Na terça-feira (18), o MetSul descreveu o fenômeno como "excepcionalmente forte e abrangente para a segunda metade do mês de agosto".

A frente fria também deverá ter efeitos sobre o Centro-Oeste, o Sudeste e parte do Norte brasileiro, mas é no Sul que ela será mais intensa.

Veja mais imagens: