Topo

Vídeo mostra PM xingando motoboy após acusá-lo de roubo

Marcelo Oliveira

Do UOL, em São Paulo

30/08/2020 21h53Atualizada em 31/08/2020 11h25

Um motoboy negro desarmado foi preso em flagrante por roubo depois que um soldado da PM alegou que foi abordado por ele. O caso ocorreu na noite de sexta-feira (28), no Tremembé, zona norte de São Paulo. O policial estava de folga.

A família do motoboy nega o roubo e diz que ele foi agredido pelo PM.

Um vídeo feito por moradores do bairro mostra o motoboy André Andrade Mezzette, 29, no chão, dominado pelo soldado Felipe da Silva Joaquim, 30, PM da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas), que está armado.

Na gravação, o motoboy diz ao PM que estava apenas fumando maconha. O PM diz "Deus sabe o que você fez" e, apontando todo o tempo uma pistola para a cabeça do rapaz, o arrasta da rua para a calçada de forma violenta, chuta suas costas e o xinga.

Família diz que PM chegou agredindo e sem se identificar

A estudante Vitoria Mezzette, 21, irmã do motoboy, disse ao UOL que ele decidiu fazer uma pausa após entregar uma pizza e acendeu um cigarro de maconha. O PM Felipe teria aparecido nesse momento. Ainda segundo a irmã do motoboy, o PM não se identificou como policial e passou a agredir Mezzette a coronhadas e a xingá-lo.

Segundo Vitória, o PM ignorou que o jovem estava com as comandas dos pedidos e comprovantes das entregas que já havia feito naquela noite.

O motoboy André Andrade Mezzette recebeu três pontos na cabeça da coronhada que afirma ter recebido - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
O motoboy André Andrade Mezzette recebeu três pontos na cabeça da coronhada que afirma ter recebido
Imagem: Arquivo Pessoal
O motoboy foi levado para um pronto-socorro e depois para um hospital, para uma tomografia. Por causa dos ferimentos, ele precisou de três pontos na testa. Quando teve alta, pela manhã, foi levado para o 73º DP (Jaçanã), onde já havia sido autuado em flagrante por roubo.

Posteriormente, Mezzette foi transferido para o 72º DP (Parada de Taipas), onde deve ficar preso até amanhã, quando deverá ser transferido para um centro de detenção provisória.

PM diz que motoboy anunciou assalto

O soldado Felipe por sua vez disse à PM e à Polícia Civil que passava pelo local quando notou o motoboy em atitude suspeita. Ele alega que deu a volta e que Mezzette foi para o meio da rua e anunciou o roubo.

O soldado de folga narra no boletim de ocorrência que teria descido da moto, entrado em luta corporal com o motoboy e o detido até a chegada da PM, que o levou para o pronto-socorro.

Família não acredita na versão da polícia e protesta

Familiares e amigos do motoboy André Mezzette protestam em frente ao 72º DP da Capital, onde ele está preso - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Familiares e amigos do motoboy André Mezzette protestam em frente ao 72º DP da Capital, onde ele está preso
Imagem: Arquivo Pessoal

"Qual o sentido dessa versão? Um homem desarmado, que está de moto, tentar roubar outra moto? Será que ele tentou roubar o PM com a maquininha do cartão?", disse Vitoria, irmã do motoboy, após dar queixa do PM na Corregedoria da corporação.

Ela afirma que o irmão é vítima de uma ocorrência armada pelos policiais militares em virtude do descontrole do soldado Felipe. Ela acredita que a versão do irmão, que só prestou depoimento após o flagrante ter sido lavrado pela Polícia Civil, não recebeu crédito da polícia porque ele já foi preso uma vez, em 2013, por receptação.

A família destaca que Mezzette é dono da moto, usada para fazer entregas, e diz que ele é inocente. Amigos e parentes onde o motoboy trabalha foram hoje (30) ao 72º DP para protestar e pedir por sua libertação.

PM fez post citando 'livramento'

Postagem no Instagram do SD Felipe diz que ele passou por um "livramento" no dia anterior (o dia em que prendeu o motoboy) - Reprodução - Reprodução
Postagem no Instagram do SD Felipe diz que ele passou por um "livramento" no dia anterior (o dia em que prendeu o motoboy)
Imagem: Reprodução

O UOL procurou o soldado Felipe. Ele afirmou que tudo que está no boletim de ocorrência registrado no Jaçanã "é o ocorrido".

Sobre o fato de Mezzette estar desarmado, ele afirmou que "não é preciso arma para praticar um roubo". Ele acusou a imprensa de manipulação e de publicar mentiras e diz que está sendo ameaçado na rua onde mora por causa do caso.

O policial, que tem 92 mil seguidores no Instagram até a noite deste sábado, postou ontem (29) que havia passado por um "livramento" no dia anterior.

"Mesmo a gente fazendo o certo na vida, como no trabalho, passamos por diversos testes, onde somos questionados por tudo, apenas por usar uma farda", escreveu o policial na publicação.

Perguntado se o livramento se referia à ocorrência no dia anterior, o policial negou. Disse se tratar de uma "questão particular".

Ouvidor diz que nada justifica violência contra pessoa rendida

O Ouvidor das Polícias, Elizeu Soares Lopes, teve acesso ao vídeo que é publicado pelo UOL nessa reportagem. Ele disse que apesar de as imagens não mostrarem como o soldado Felipe chegou ao local e o que motivou a abordagem, "nada justifica a violência física e verbal à pessoa já rendida, o que deve ser apurado rigorosamente".

Segundo afirmou Lopes, a "Ouvidoria oficiará a Corregedoria da Polícia Militar e a Polícia Judiciária para mais informações e acompanhará o caso até seu desfecho".

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que informou a matéria, André Andrade Mezzette foi preso em 2013 por receptação, e não por furto. A informação foi corrigida.