Topo

Esse conteúdo é antigo

Doria faz apelo contra aglomerações no feriado prolongado em SP

Do UOL, em São Paulo

04/09/2020 13h15

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), fez hoje um apelo à população na véspera do início do feriado prolongado que se seguirá ao final de semana, com a comemoração do Dia da Independência na segunda-feira (7). Doria reforçou o pedido contra aglomerações e também pelo uso obrigatório de máscaras por causa da pandemia do novo coronavírus.

"Você que está nos assistindo, nos ouvindo ou nos lendo, por favor, tenha cuidado. Não faça aglomerações em parte alguma, nem na praia, nem no calçadão, nem na montanha, nem na praça, nem no parque. Aglomerações colocam em risco a sua vida, sua saúde e a de outras pessoas", afirmou o governador, prevendo a intenção dos paulistas em viajar em realizar eventos no feriado.

"Quero lembrar que no estado São Paulo o uso da máscara é lei, é obrigatório, para autoridades e não autoridades, cidadãos pobres ou ricos. Todos devem usar máscara em respeito à sua saúde e de outras pessoas. Também devem seguir a orientação do distanciamento social e higienização das mãos", acrescentou Doria durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

Mesmo apresentando melhora nos números relacionados à pandemia nas últimas semanas, São Paulo entrará a partir de segunda (07) no seu 11º período de quarentena, que durará até 19 de setembro. Por isso, o governo estadual reforçou o pedido para a manutenção das medidas individuais de combate à pandemia e anunciou que vai apoiar municípios que solicitaram ajuda no feriado prolongado.

"O governo de São Paulo apoiará aqueles municípios que solicitaram formalmente ao governo do estado o apoio da PM (Polícia Militar) no sentido de proteger a vida das pessoas e dos seus cidadãos", afirmou.

"Peço que ao menos os brasileiros de São Paulo tenham cuidado, tenham zelo ao deixarem suas casas ou se dirigirem para outras cidades", disse Doria. "Usem máscaras, sigam o exemplo correto, e façam o distanciamento social de um metro e meio. Desfrutem com seus familiares do final de semana prolongado, mas não exponham suas vidas nem as vidas de outras pessoas", concluiu.

Máscaras nas estradas

Durante a entrevista, o secretário de Segurança Pública de São Paulo, General João Campos, também anunciou a Operação Independência, que promete mobilizar 20 mil policiais para ter atenção especial às estradas paulistas no feriado.

Campos disse que a operação vai promover a distribuição de 40 mil máscaras a motoristas e passageiros na estrada, assim como disponibilizará álcool em gel nos pedágios.

O governo do estado promete fazer bloqueios em pelo menos seis pontos de rodovias que dão acesso ao litoral na paulista, na Rio-Santos, Oswaldo Cruz, Imigrantes, Anchieta, Tamoios e Piaçaguera-Guarujá.