Topo

Esse conteúdo é antigo

MP denuncia vizinhos por matar personal trainer a facadas no interior de SP

Andressa Serantoni, 28, foi morta a facadas após uma discussão com um casal de vizinhos - Reprodução/Facebook
Andressa Serantoni, 28, foi morta a facadas após uma discussão com um casal de vizinhos Imagem: Reprodução/Facebook

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)

11/09/2020 13h34

O Ministério Público denunciou por dois crimes o jardineiro Joel Fernandes Santos, de 38 anos, e a esposa dele, a dona de casa Sidileide Normanha da Paixão Santos, 44, acusados de matar com mais de 30 facadas a personal trainer Andressa Serantoni, 28, em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. O crime aconteceu no dia 12 de agosto, no bairro Anchieta.

De acordo com o MP, Joel e Sidileide foram denunciados por homicídio triplamente qualificado por motivo fútil, crueldade e recurso que dificultou a defesa da vítima. O casal pode pegar máxima de 30 anos de prisão, segundo a promotoria.

"O casal agiu de forma extremamente desproporcional, matando Andressa em razão de uma discussão de somenos importância entre vizinhos, revelando a natureza violenta e desarrazoada de suas pessoas. O crime foi praticado mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, eis que, durante o ato, os denunciados seguraram a vítima para que ela não pudesse se proteger da violência sofrida e, ademais, porque Andressa jamais esperava ser atacada e ferida de morte por seus vizinhos", diz trecho da denúncia apresentada pelo Ministério Público.

Além do crime contra a personal trainer, o casal também foi denunciado por tentar esfaquear um vizinho que tentou salvar Andressa. Por esse outro crime eles vão responder por homicídio tentado duplamente qualificado por motivo torpe e crime praticado para garantir a execução de outro crime.

"O vizinho L. T. F., heroicamente, saiu em sua defesa, tentando salvar a vida da jovem. Mesmo estando desarmado, L. investiu contra os agressores, buscando livrar Andressa dos golpes de faca. Nesse momento, a mulher voltou-se na direção de L. para atacá-lo à faca também, desferindo golpes contra ele; mas L. conseguiu se desvencilhar. A motivação do ataque dos denunciados contra L. foi torpe, eis que ele, agindo como herói, tentava salvar a vida de Andressa e os denunciados não permitiram tal salvamento, buscando matá-lo por isso", diz outro trecho da denúncia.

O crime

Andressa foi morta com pelo menos 30 facadas na região do tórax, coxas, braços, mãos e pescoço após discutir com os acusados. A discussão com a vizinha aconteceu na calçada, em frente à residência da mãe de Andressa, depois que a personal trainer flagrou a mulher filmando-a com um celular.

A personal trainer não teria gostado da atitude e foi tirar satisfação com Sidileide. Joel teria ouvido a discussão e ido até a calçada, armado com duas facas. Segundo a polícia, ele e a esposa passaram a golpear a vítima. Andressa não residia na mesma casa da mãe e da irmã mais nova. Ela havia ido até a residência apenas para cuidar de um de seus cachorros, que está doente e ficava na casa da mãe.

O jardineiro e a esposa foram presos em flagrante no dia do crime. Eles tiveram a prisão preventiva expedida durante a audiência de custódia. O homem foi levado ao CDP (Centro de Detenção Provisória) de São José do Rio Preto. A mulher permanece à disposição da Justiça na Cadeia Feminina de Nhandeara (SP). Eles ficarão presos até serem julgados.

A reportagem do UOL não conseguiu contato com a defesa dos acusados.