Topo

Esse conteúdo é antigo

Sem distanciamento ou máscaras, bares fazem eventos e são fechados no ES

Em ação conjunta da Prefeitura de Vitória, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, três bares foram fechados no ES - Divulgação/SEDEC
Em ação conjunta da Prefeitura de Vitória, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, três bares foram fechados no ES Imagem: Divulgação/SEDEC

Vinícius Rangel

Colaboração para o UOL, de Vitória

13/09/2020 17h47

A festa acabou mais cedo para três bares de Vitória, na região metropolitana no Espírito Santo. Os estabelecimentos foram fechados, ontem à noite, por descumprir o decreto estadual que prevê a proibição de eventos e a implementação de medidas de biossegurança.

Em uma ação conjunta da Prefeitura de Vitória, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, foi constado que os endereços, que ficam na região conhecida com Triângulo das Bermudas, estavam com grande aglomeração de pessoas. A maioria estava sem máscara de proteção.

O secretário de desenvolvimento de Vitória, Márcio Passos, explicou que desde o início da pandemia o órgão tem buscado dialogar com os empresários, orientando sobre as novas medidas. A fiscalização tem sido constante e ontem foi preciso suspender as atividades do locais. "Encontramos estabelecimentos que estavam com música ao vivo e um deles até com DJ. Existia uma grande aglomeração de pessoas sem máscaras. Nós entramos, constatamos e notificamos os proprietários. A recomendação foi suspender as atividades e fechar o local para adequação das medidas", explicou.

A jornalista Dayse Fagundes estava em um dos bares e contou que por volta das 17h30 o local estava completamente lotado. "Chegamos e vimos uma banda só. Por volta das 21h50 os seguranças começaram a guardar as cadeiras e pediram para gente sair do local, após recomendação dos bombeiros. Ninguém explicou o motivo. Outros bares também estavam lotados no Triângulo", contou.

Desde o início da pandemia, em março desse ano, a Prefeitura da capital já suspendeu as atividades de mais de 1.200 bares e restaurantes. Márcio Passos, disse ainda que a economia e a saúde não aguentariam uma nova onda de casos da covid-19. "Não dá para suportar uma segunda onda. As pessoas também precisam entender que não devem frequentar esse tipo de local dessa forma. É preciso ter consciência disso".

O presidente do Sindicato dos Bares e Restaurantes do Espírito Santo, Rodrigo Vervloet, lamentou o episódio registrado ontem à noite. "A gente lamenta essa situação toda e esperamos que por descumprimento das medidas pro parte de alguns empresários outros não sejam punidos. Nós vamos procurar saber o que houve e ajustar isso".

Bar afirma que adotou medidas de segurança

Apesar de toda a situação flagrada pela ação dos órgãos fiscalizadores, o bar Embrazado afirmou, em nota, que segue o protocolo de atividade para a cidade, classificada como risco baixo para contaminação do novo coronavírus.

"A casa aplica algumas ações obrigatórias para funcionamento, como: distanciamento entre mesas, entrada somente com reserva para controle de acesso, medição de temperatura na entrada, uso obrigatório de máscara, totens de álcool em gel, equipe devidamente protegida e higienização do espaço em intervalos de tempo", diz o comunicado.

O estabelecimento ressaltou ainda que estão trabalhando com 30% do limite de público e que ao longo da atividade na casa, fizeram campanhas do uso obrigatório de máscara e a conscientização para distanciamento entre as pessoas. "Todavia, o critério de aproximação vai de cada cliente. Nossas obrigações estão sendo seguidas rigorosamente e comprovadas pela fiscalização".

Numa rede social, Silvio Werneck, proprietário do bar Gordinho, lamentou o caso, dizendo que recebeu uma notificação e, por isso, o estabelecimento permaneceria fechado. A data da reabertura seria anunciada na página. "Assim como outros bares da região, fomos notificados pela Prefeitura para que interrompêssemos o funcionamento. Pedimos desculpa aos clientes".

Tentamos contato com o bar Vix Experience, mas as ligações não foram atendidas.

Eventos liberados só no final do mês

Os eventos sociais no Espírito Santo, com até 100 pessoa, serão liberados a partir do dia 21 de setembro. A informação foi divulgada pelo governador Renato Casagrande, na última sexta-feira (11), durante coletiva de imprensa.

"Eventos sociais, em clubes, cerimoniais, eventos para pessoas adultas. Não estamos tratando de eventos para crianças e adolescentes ainda. Nós estamos autorizando eventos com até 100 pessoas. Lógico que teremos protocolos e eles serão anunciados nos próximos dias", disse o governador.

A medida é válida para todo o Estado, já que as cidades estão com risco moderado e baixo, no mapa divulgado pelo governo.