Topo

Esse conteúdo é antigo

Pesquisadora encontra biografia de Dom Pedro 2º feita por Machado de Assis

Perfil de Machado de Assis - Arquivo Nacional
Perfil de Machado de Assis Imagem: Arquivo Nacional

Do UOL, em São Paulo

17/09/2020 09h52

A pesquisadora Cristiane Garcia Teixeira, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), encontrou uma biografia de Dom Pedro 2º que foi escrita por Machado de Assis.

Segundo a historiadora, o texto já era conhecido, mas nunca havia sido atribuído ao autor de "Dom Casmurro" e "Memórias Póstumas de Brás Cubas".

A biografia do então imperador brasileiro foi publicada em 6 de novembro de 1859 em "O Espelho: revista de literatura, moda, indústria e arte".

"Machado de Assis tinha 20 anos de idade quando começou a escrever nesta revista. Ele foi o colaborador mais assíduo, escreveu 38 textos em apenas quatro meses", relata a pesquisadora.

A biografia, que foi escrita quando o jovem escritor tinha apenas 20 anos, já traz alguns dos traços que ele desenvolveria em outros clássicos, como o fato de ter sido escrito em primeira pessoa.

"Já é possível perceber o negaceio na escrita do jovem Machado que alertava para o fato de não estar escrevendo sobre o imperador a partir de uma perspectiva política porque o 'cálculo' e a 'conveniência' não permitiam que fizesse isso", comenta.

A pesquisadora entende que tanto Machado quanto outros autores brasileiros podem ter "textos escondidos" em jornais e revistas que ainda não foram identificados. "As páginas amareladas da imprensa oitocentista são, em minha opinião, baús de tesouros", afirmou.