Topo

Esse conteúdo é antigo

Rio: Estrangeiro suspeito de vender armas e explosivos para facção é preso

 Anthony David Schethtman, conhecido como El Gringo - Reprodução
Anthony David Schethtman, conhecido como El Gringo Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

23/09/2020 10h25

Policiais da DRF (Delegacia de Roubos e Furtos) do Rio de Janeiro prenderam ontem o estrangeiro Anthony David Schethtman, conhecido como El Gringo.

O homem é acusado de intermediar venda de armas, explosivos e drogas para uma facção criminosa da cidade. Essas armas, segundo a investigação da Polícia Civil, eram usadas em assaltos a bancos.

Schethtman, que tem cidadania americana, britânica e israelense, foi preso em flagrante dirigindo um carro clonado e com documentos falsos.

Operação contra o tráfico

Além da prisão de El Gringo, o MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) também deflagrou hoje uma operação que mirava os líderes de uma quadrilha de tráfico de drogas. Oito pessoas foram presas.

Essa quadrilha atuava no complexo conhecido PPR, que inclui as comunidades de Perpétuo, Pimentel e Rosário, em Teresópolis (RJ), vendendo drogas e armas em um território dominado pelo Comando Vermelho.

Segundo o MP, o líder da quadrilha é Robson Francisco da Costa, conhecido como Cavalo. Ele está preso, mas liderava o esquema da cadeia.

O MP reforçou também que a quadrilha fazia "uso da força para a manutenção e ampliação de territórios" e por isso seus integrantes representam um risco para a sociedade.