Topo

Esse conteúdo é antigo

São Paulo bate recorde do ano com temperatura de 37,4°C

Mulheres caminham na Avenida Paulista em meio a forte onda de calor em São Paulo - FÁBIO VIEIRA/FOTORUA/ESTADÃO CONTEÚDO
Mulheres caminham na Avenida Paulista em meio a forte onda de calor em São Paulo Imagem: FÁBIO VIEIRA/FOTORUA/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL

02/10/2020 16h33

A capital de São Paulo registrou na tarde de hoje a temperatura mais alta de 2020. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) marcou o recorde de 37,4°C. A maior marca anterior era de 37,1°C, atingida ontem.

Os termômetros estão perto de registrar o dia mais quente da história na capital de São Paulo. Esse recorde é de 37,8°C, índice que não é superado desde 17 de outubro de 2014.

Apesar dessas altas temperaturas, o final de semana não será de muito calor na capital de São Paulo. Ventos frios e úmidos vão chegar pelo litoral e deixar a cidade mais fria. De acordo com Climatempo, a previsão é de temperatura mínima de 18°C.

"É importante dizer que esses ventos não têm forças para chegar em todo estado de São Paulo. No interior ainda vai ficar quente", disse o metereologista do Climatempo André Madeira, destacando que as regiões oeste e norte do estado devem ter as menores mudanças.

Cidades do interior paulista têm registrado temperaturas muito maiores. Jales, Dracena, Ibitinga e Barra Bonita tiveram mais de 40°C ontem. Hoje a expectativa de temperatura máxima era de 44°C em Dracena.

No Rio de Janeiro, o recorde histórico de calor é de 43,2°C, registrado em 26 de dezembro de 2012. Em 2020, os termômetros marcaram no máximo 40,2°C. A previsão para hoje era que o calor chegasse a 42°C, o que seria o recorde do ano, mas não o recorde histórico.

No sábado, também vai acontecer a queda de temperatura no Rio. Mas assim como em São Paulo, a frente fria não vai abranger todo o estado. As cidades do Oeste devem seguir quentes. E no domingo há alerta para possíveis ressacas em todo estado do Rio, pois o vento vai deixar o mar muito agitado.

No Paraná as temperaturas são um pouco menores, mas as sensações serão as mesmas. Em Curitiba, o recorde histórico de calor é 35,2°C, registrado há muito tempo, em 17 de novembro de 1985. Era possível que a marca fosse atingida ainda hoje, com a temperatura atingindo 36°C. Mas o frio voltará mais forte na capital paranaense a partir do sábado.