Topo

Esse conteúdo é antigo

Operação no RJ tem suspeito morto, barricadas, confrontos e um preso

Homens montam barricadas contra operação da polícia na Vila Aliança, na zona oeste do Rio - Reprodução/TV Globo
Homens montam barricadas contra operação da polícia na Vila Aliança, na zona oeste do Rio Imagem: Reprodução/TV Globo

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio

05/10/2020 09h05

A Polícia Civil do Rio faz uma operação na manhã de hoje na comunidade Vila Aliança, em Senador Camará, na zona oeste da cidade. Para dificultar a ação da polícia, bandidos usaram pelo menos três veículos como barricada. Imagens do Globocop, da TV Globo, mostraram dois ônibus e um caminhão atravessados nas ruas para dificultar a movimentação da polícia na região. Pneus foram incendiados e estruturas com pregos também foram posicionadas como barricadas.

Um homem foi preso e um suspeito morreu durante os confrontos, que segundo moradores, começaram às 5h.

Um morador também foi morto no confronto entre policiais e bandidos durante a operação de hoje. Jorge Fernandes, 61, foi atingido na barriga e segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ele deu entrada morto no Hospital Albert Schweitzer. O homem trabalhava como eletricista.

De acordo com um morador, um dos ônibus usados como barricadas foi atravessado na Rua Augusto Figueiredo. O coletivo é o 926 que tem ponto final no bairro da Penha, na zona norte do Rio. Já o caminhão foi posicionado por volta de 8h - na Estrada do Taquaral.

"Mais cedo eu estava na estação aguardando o trem e o caveirão [blindado da polícia] estava circulando na rua paralela à estação [de trem] de Senador Camará. Há uns 20 minutos, o clima esquentou e a bala comeu porque o caveirão ainda estava circulando", disse um morador, ao UOL.

Segundo o chefe da Core, Fabrício Oliveira, as barricadas foram montadas também com o objetivo de fazer uma emboscada aos policiais.

Rio - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Imagem: Reprodução/TV Globo

"Observou-se que muitas das barricadas foram posicionadas quando equipes policiais já se encontravam no interior das favelas, o que demonstra que o objetivo dos criminosos não era apenas impedir o acesso da polícia, mas também, dificultar a saída dos agentes e emboscar os policiais".

Nas imagens é possível observar homens armados circulando na região a pé e também em motos. Nas redes sociais, moradores relatam a dificuldade de sair de casa.

"Alô, morador, vamos nos abrigar dentro de casa até as coisas se acalmarem", disse um internauta.

Um outro morador disse ao UOL que os disparos foram interrompidos em alguns períodos. "Quem sai em uma condição dessa? Para e volta. A gente não sabe se acabou. Eu que não vou botar meu nariz para fora de casa. Já avisei no meu trabalho que não tenho hora para chegar", disse um morador da Vila Aliança.

Mandados de prisão e busca e apreensão

De acordo com a Polícia Civil, a ação na região é da Delegacia de Barra Mansa e tem apoio da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais) e o objetivo era cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão expedidos pela 1ª Vara Criminal de Barra Mansa.

operação - Divulgação - Divulgação
Polícia do Rio faz operação na Vila Aliança
Imagem: Divulgação

"A operação foi fruto de trabalho de inteligência da Polícia Civil, desenvolvido devido à potencialidade lesiva dos alvos, que possuem investigações por crimes de tráfico de drogas e homicídios e suposta vinculação com facção paulista".

"Os alvos são responsáveis pela criação e manutenção de um "Eixo Rio-São Paulo" no tráfico de drogas. A organização Fluminense, em associação com a facção de São Paulo, já teve uma refinaria de drogas estourada recentemente, com várias prisões".

De acordo ainda com a Polícia, a operação terminou com uma pessoa presa, "diretamente envolvida com a facção no Sul Fluminense, que tem passagem pela polícia".

Já o suspeito morto, segundo a polícia, portava um fuzil e uma pistola e efetuou disparos contra os policiais em um dos locais de busca e apreensão. "O criminoso, que também tinha diversas anotações policiais, foi baleado em confronto e socorrido".

Ele foi levado para o hospital Albert Schweitzer em Realengo, também na zona oeste, mas morreu na unidade, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde.

Investigações prendeu 4 pessoas

A Polícia Civil informou ainda que no decorrer das investigações que apuram o tráfico de drogas do Eixo Rio - São Paulo, quatro pessoas já foram presas em flagrante. Entre elas, o líder de uma facção no bairro Vale Verde, em Volta Redonda, onde ele e outros dois homens foram surpreendidos em uma refinaria de drogas que funcionava em uma casa de luxo no bairro Laranjal, também no município.

No local, foram apreendidos de seis quilos de pasta base de cocaína, quatro veículos de luxo, 13 aparelhos celulares e produtos diversos para a manipulação e mistura das drogas.

Um dos alvos da operação já ficou preso durante 16 anos, por diversos crimes, entre eles, por ter matado um policial no Rio de Janeiro.

Na investigação que está em andamento, já foram apreendidos cerca de 48 quilos de pasta base de cocaína e 12 veículos adquiridos pelo grupo criminoso com o proveito do crime, alguns deles utilizados no transporte das drogas do Estado de São Paulo para o Rio de Janeiro.