Topo

Esse conteúdo é antigo

PM é expulso por gravar áudio criticando superiores em grupo de WhatsApp

As declarações, segundo consta na decisão, foram feitas em 1º de outubro e 25 de outubro de 2018 - Divulgação/Governo de São Paulo
As declarações, segundo consta na decisão, foram feitas em 1º de outubro e 25 de outubro de 2018 Imagem: Divulgação/Governo de São Paulo

Do UOL, em São Paulo

07/10/2020 21h45Atualizada em 07/10/2020 21h48

O cabo André Oliveira Gasparini, do 25º Batalhão da Polícia Militar de São Paulo, foi expulso da instituição após gravar e enviar áudios com críticas a seus superiores em um grupo de WhatsApp. As declarações, segundo consta na decisão, foram feitas em 1º de outubro e 25 de outubro de 2018.

Segundo a acusação, o conteúdo dos áudios de Gasparini era difamatório e desrespeitoso, "com ofensas e críticas depreciativas de atos praticados pelo comandante (...) e assuntos governamentais atrelados à Bonificação por Resultados, instituída pela Lei Complementar Estadual 1.245/14".

As críticas se referiam ao planejamento operacional desenvolvido para o controle dos indicadores criminais. Gasparini disse:

O Coronel Tahara é muito ligeiro. Puxa toda operação toda semana aí... Vai a Rocam [Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas] de todos os batalhões para o 14. Chega no domingão, as Rocam do 14 está tudo (sic) de folga e a gente tem que ficar indo aí fazer operação na área do 14. Para quê? Para baixar índice, para os caras ganharem bônus. (...) O Japoronga, a essa hora, está enchendo o rabo de shimeji, de sushi, sashimi.

O cabo também fez críticas à forma com que era feita a bonificação por resultados, ofendendo outros PMs:

Os mikes da banda vai (sic) receber cinco pau... O mike da UIS que te trata mal lá... Nem atende o seu telefone... A banda, o cara que vai lá, sopra um instrumento lá. Meu... Vai ganhar cinco pau... O CPA que não faz p*rra nenhuma, fica o dia inteiro... Aquelas desgraças, tudo aquartelado, sem fazer car*lho nenhum. É o dia inteiro com o c* sentado naquela cadeira, não combate o crime, não prende ninguém. Não patrulha p*rra nenhuma... E os caras têm que ganhar cinco contos, mano. (...) É injusto demais, vai tomar no c*, 'cê' é louco.

"Posto isto e, pelo que consta dos autos, discordo do proposto pela autoridade instauradora e decido expulsar da instituição o cabo (...) André Oliveira Gasparini, do 25° BPM/M", conclui a decisão.