Topo

Esse conteúdo é antigo

Rua 25 de Março tem movimentação intensa às vésperas do Dia das Crianças

Os milhares de casos e mortes pela covid-19 não desencorajaram a população a ir à 25 de Março - Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo
Os milhares de casos e mortes pela covid-19 não desencorajaram a população a ir à 25 de Março Imagem: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

10/10/2020 13h53Atualizada em 10/10/2020 13h56

Os mais de 342 mil casos e 13 mil mortes pelo coronavírus na cidade de São Paulo não desencorajaram a população de enfrentar aglomerações na Rua 25 de Março, importante centro comercial na capital. Já muito intensa aos sábados, a movimentação foi reforçada pela proximidade do Dia das Crianças, em 12 de outubro.

A cidade e mais cinco regiões do estado entraram hoje na fase verde do Plano São Paulo, que trata da retomada da economia. Até semana passada, a capital paulista não tinha índices para avançar, mas foi incluída nessa flexibilização após uma mudança nos critérios estabelecidos pelo governo do estado.

As áreas que agora estão na fase verde são a Região Metropolitana de São Paulo — que voltou a ser unificada, o que também contribuiu para a mudança de patamar da capital —, Sorocaba, Piracicaba, Campinas, Taubaté e Baixada Santista. Essas regiões concentram 76% da população do estado, segundo o governo paulista.

Rua 25 de Março - Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo - Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo
Imagem: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo

São Paulo está sendo um exemplo pro Brasil e para o mundo com o Plano São Paulo. Um exemplo também pelas medidas tomadas pelo governo e pela Prefeitura de São Paulo, em medidas como obrigatoriedade do uso de máscara, do distanciamento social, uso do álcool gel e medidas protetivas
Governador João Doria (PSDB), em coletiva realizada no Palácio dos Bandeirantes

Mesmo com a flexibilização na capital, a abertura de parques e de espaços abertos, como a Avenida Paulista, ainda não acontecerá aos fins de semana. "Vamos aguardar mais 15 dias para avaliar como vai ser a evolução da pandemia", disse o prefeito Bruno Covas (PSDB).

Ele argumentou que, nesses espaços, é difícil conter a aglomeração de pessoas. "Na Avenida Paulista, então, [é] ainda mais complicado", afirmou, mencionando a existência de "inúmeros pontos de entrada e saída" para a rua.

O que muda

Rua 25 de Março - Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo - Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo
Imagem: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Na fase verde, a segunda menos restritiva do plano, setores de serviço e consumo podem atender a uma taxa de ocupação maior e por mais horas. Shoppings centers, galerias e estabelecimentos comerciais em geral podem funcionar com 60% da capacidade e por 12 horas.

Bares e restaurantes também devem obedecer à taxa de 60% da ocupação e poderão ficar abertos para consumo local até as 23h, tendo que interromper os serviços uma hora antes, às 22h.

Salões de beleza e academias, por fim, ficam autorizados a funcionar com 60% de lotação, sempre obedecendo os protocolos específicos de higiene e distanciamento de cada setor.