Topo

Esse conteúdo é antigo

Rio: PM morre e homem fica ferido após tiroteio na Avenida Brasil

Viatura da PM do Rio realizou cerca a veículo suspeito e foi atacada - Tatiana Campbell/UOL
Viatura da PM do Rio realizou cerca a veículo suspeito e foi atacada Imagem: Tatiana Campbell/UOL

Tatiana Campbell

Colaboração pro UOL, no Rio de Janeiro

12/10/2020 13h15

Um policial militar morreu após um tiroteio na Avenida Brasil, uma das principais vias expressas do Rio de Janeiro, por volta das 7h. De acordo com a PM, o sargento Cirio Damasceno Santos, 51, estava na viatura que realizou um cerco a um veículo suspeito que seguia na pista sentido Centro da cidade, na altura do bairro de Deodoro, na Zona Oeste. Logo após o ataque, a PM iniciou uma operação para tentar localizar os responsáveis dos disparos.

A corporação informou que durante a abordagem, os ocupantes do carro realizaram disparos contra os agentes, que reagiram. A viatura chegou a capotar na pista e, segundo a Polícia Militar, os criminosos fugiram para o interior da comunidade do Muquiço, que fica próximo ao local do crime.

O sargento Cirio Santos, baleado na cabeça, chegou a ser socorrido para o Hospital Municipal Albert Schweitzer, também na Zona Oeste, mas não resistiu. Após a ocorrência, os policiais encontraram Ismael Souza do Nascimento ferido com um tiro na cabeça. O homem, que passava em um Civic preto no momento do tiroteio, acabou se tornando mais uma vítima de bala perdida. Ele foi levado para o mesmo hospital que o PM. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o estado de saúde dele é considerado grave.

Carro de vítima de bala perdida na Avenida Brasil, no Rio - Tatiana Campbell/UOL - Tatiana Campbell/UOL
Carro de vítima de bala perdida na Avenida Brasil, no Rio
Imagem: Tatiana Campbell/UOL

Em nota, a Polícia Militar lamentou a morte do sargento e disse que o sargento Cirio "ingressou na Corporação em 2000, trabalhava no 14ºBPM [Bangu] e deixa esposa. Até o momento, sem confirmação de horário e local do sepultamento".

Operação no Muquiço

Após a morte do policial militar, os agentes realizaram uma operação na comunidade do Muquiço. Segundo a PM, na operação, dois bandidos foram presos, e um foi baleado após confronto com os agentes. Duas armas, drogas e rádios transmissores foram apreendidos. A Polícia Militar utilizou dois blindados para entrar na comunidade.

Segundo a PM, uma das equipes encontrou o veículo utilizado pelos criminosos no ataque.

Polícia realiza perícia no local do crime - Divulgação - Divulgação
Polícia realiza perícia no local do crime
Imagem: Divulgação

Investigação

As investigações estão em andamento na Delegacia de Homicídios da Capital para apurar os fatos. Em nota, a Polícia Civil informou que "a perícia foi feita no local e nos veículos envolvidos. O corpo do policial militar Cirio Damasceno Santos, 51 anos, foi encaminhado para o IML [Instituto Médico Legal]. Testemunhas estão sendo identificadas para serem ouvidas. Os agentes vão requisitar imagens de câmeras de segurança instaladas na região para ajudar nas investigações".

Caso recente na Avenida Brasil

O episódio registrado hoje na Avenida Brasil aconteceu 3 dias depois da morte de um menino de 12 anos baleado na cabeça, em um outro ponto da via expressa. Leônidas da Silva Oliveira estava indo ao supermercado com a avó, na altura de Bonsucesso, quando criminosos trocaram tiros e um dos disparos atingiu o adolescente. Ele foi enterrado ontem no Cemitério de Inhaúma, na Zona Norte. Nesse caso, um mulher também foi baleada, mas recebeu alta no mesmo dia.