Topo

Esse conteúdo é antigo

Mulher xinga guarda de 'negro babaca' e é liberada ao pagar fiança; veja

Felipe Munhoz

Colaboração para o UOL, em Lençóis (BA)

13/10/2020 19h07

Uma mulher presa em flagrante no último sábado (10) ao ser filmada xingando um guarda municipal de 'negro babaca' foi solta hoje em Aracajú (SE), após pagar fiança de mais de R$ 15 mil. De acordo com o delegado Leógenes Correa, que registrou o caso, ela responderá na Justiça pelos crimes de embriaguez ao volante, lesão corporal, denunciação caluniosa e injúria racial.

"A vítima [o guarda municipal] encontrava-se no local, inclusive com vídeo do momento em que ela foi destratada e xingada por conta da cor de sua pele e, no procedimento, ficou constatado que a senhora estava embriagada, conduzindo o veículo pela avenida Melício Machado, em direção à Zona Sul. Ela diz que teve um momento que não se lembra mais o que aconteceu. Provavelmente, ela deve ter perdido os sentidos, subiu no canteiro e não conseguiu tirar o carro do local", afirmou o delegado.

No vídeo, é possível ver quando um homem aconselha a mulher a ter cuidado ao volante e diz que ela não deveria dirigir naquelas condições [aparentemente embriagada]. Ela, então, se irrita e começa a cometer injúrias raciais, chamando de "negro babaca" e dizendo que "negro só faz isso".

O UOL entrou em contato com o advogado Diogo Brito de Figueiredo, que consta no processo como o defensor que pagou em espécie a fiança de R$ 15.675. No entanto, ele afirmou que apenas foi atender ao pedido de um amigo e não seguirá com a defesa da suspeita.

Tanto o advogado, como a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe não souberam informar se a mulher já possui um outro defensor.

Calúnia contra o guarda

Segundo o delegado, após o momento filmado, a suspeita passou a acusar o guarda municipal, que tinha acabado de sair do trabalho, de tentativa de sequestro e estupro. Ela também começou a gritar na rua.

"Ela foi para o meio da avenida parar outros carros, o que revoltou todo mundo porque todos presenciaram que o rapaz parou apenas para ajudar, assim como outras pessoas. Ela, apesar de estar na posse o tempo todo da chave do veículo, começou a perguntar por esta chave e foi informado que a chave estava com ela", detalhou Leógenes.

Os policiais militares que atenderam à ocorrência informaram na delegacia que presenciaram a mulher xingando o rapaz de "negro safado" e "negro babaca". "Também aqui na delegacia ela confirmou que xingou mesmo porque ela disse que ouviu palavras desagradáveis dele", disse o delegado.

Lesão corporal

Ainda segundo o policial civil, a suspeita chegou a agredir o guarda pela sua cor com um soco na boca, que teria cortado a boca dele. "Por conta disso, foi lavrado o auto de prisão em flagrante pelo crime de embriaguez ao volante, lesão corporal, denunciação caluniosa [porque ela pediu aos policiais militares que instaurassem um procedimento mentiroso contra o rapaz] e injúria racial, que também ficou caracterizado", finalizou.

Até ser libertada hoje, a mulher ficou detida na 2ª Delegacia Metropolitana de Aracajú, onde ficam custodiadas as mulheres presas.

A pena para embriaguez ao volante varia de seis meses a três anos de prisão, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação.

Já lesão corporal leve varia de três meses a um ano; denunciação caluniosa, de dois a oito anos e multa; e injúria racial vai de um a seis meses ou multa.